Conhecimento, experiência e paciência

Dando continuidade à série de artigos que conto como foram os meus passos para ser uma day trader profissional, neste artigo quero abordar sobre a fase de maturação
Por  Ariane Campolim -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Dando continuidade à série de artigos que conto como foram os meus passos para ser uma day trader profissional, neste artigo quero abordar sobre a fase de maturação.

No artigo anterior, falei sobre como é complicado encontrar um método e os diversos caminhos até que você encontre uma estratégia que vai te fazer entender o mercado.

Depois de encontrar, já investimos muito em cursos e temos uma bagagem de conhecimento na nossa cabeça. Contudo, ainda parece confuso sobre como aplicar e como sair do lugar. A sensação é de remar e não sair do lugar. Nós tentamos aplicar o conhecimento e erramos muitas vezes e perdemos dinheiro.

É a fase mais frustrante. Você encontra um método que consegue entender em teoria, mas não consegue aplicar na prática. Aqui, você começa a se questionar se você é burro, se realmente alguém vive de mercado, pois você estuda, sabe muita coisa e, mesmo assim, não consegue produzir resultados.

Mas, se esse é seu sonho, e você assim como eu é teimoso com seus objetivos, você continua. Com o passar do tempo, você vai tentando, falhando, perdendo e se desesperando também. Desse modo, enchendo seu travesseiro de lágrimas, muitas vezes.

Entendendo a dinâmica do Trade

Mesmo começando a aprender aplicar os métodos e ter ganhos alguns dias, os dias de loss vem e levam seu lucro, te deixando no loss novamente. Essa é a fase mais desesperadora (pelo menos, foi para mim), você conhece a seguinte teoria: tem dias de ganhos, mas suas perdas não param de aumentar a cada dia?

Vai bater a vontade de desistir e fazer outro curso. Isso se, nessa altura, você não tiver sua família e amigos te criticando e falando: eu te avisei que ninguém ganha dinheiro com isso.

Se você foi conservador e teve humildade de começar com poucos lotes, e não saiu da linha, você tem perdas. Mas, se você, nessa fase, já teve dias de fúria ou começou com muito dinheiro, sua perda já é tão grande que você começa a duvidar se um dia vai realmente recuperar seu dinheiro de volta.

O mercado financeiro de renda variável, especialmente o day trade, vai testar suas emoções como ser humano no limite de tudo que já passei na vida. Você vai se sentir realmente burro e fracassado nessa fase pela falta de ver resultados.

Isso acontece, nessa fase, porque existe a experiência necessária. Nessa fase, não tem como ninguém te ajudar nem te socorrer, você vai ter que fazer e errar, até se aprimorar e descobrir a forma correta de fazer as coisas. É como um bebê aprendendo a andar, por mais que os pais ajudem, ele vai tentar e cair muitas vezes até conseguir dar seus primeiros passos.

Se mesmo assim você persistir, acho que, nesse ponto, a maioria das pessoas desiste. Seu nível de conhecimento não tem mais o que evoluir, você não tem mais o que estudar e a experiência começa a fazer as coisas mudarem. Chega um momento que você já teve tantas horas de tela e já tentou e experimentou fazer entradas de todas as formas possíveis, você ganhou o conhecimento mais importante: colocar a teoria em prática.

Aqui sim, você começa a ver as coisas mudarem. Você terá dias de gain e dias de loss, mas essa maturidade começa a fazer uma transformação no seu resultado. Para chegar até aqui, você precisou de muita paciência.

Acredite, paciência nunca foi meu ponto forte e acho que de ninguém hoje em dia – visto que estamos na era que tudo está disponível imediatamente no celular na palma da sua mão. Ninguém quer esperar, ninguém quer estudar e mesmo que queira é muito frustrante não ver o resultado de tanto esforço no começo.

Mas, se você foi corajoso para continuar, apesar de tudo isso, depois de tanto conhecimento, experiência e muita paciência, aqui chegou o momento dos seus resultados começarem a mudar. E acredite, mesmo os resultados mudando, não espere ganhar muito dinheiro, você vai ganhar 50, 100 reais por dia, mas passará a fazer isso de uma forma consistente.

Desse modo, seus ganhos começam a vir e você começa a ver um dinheiro no final do mês.

 

Ariane Campolim Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper

Compartilhe

Mais de Tudo Clear: a vida dos traders

Tudo Clear: a vida dos traders

Como encontrar um método para operar Day Trade?

Se você chegou agora, quero informar que venho escrevendo uma série de artigos e compartilhando passo a passo de cada etapa da minha jornada até viver como trader. Comecei falando sobre como conhecemos o mundo dos investimentos, como e por que você precisa abrir conta em uma corretora e a importância de uma plataforma.Neste artigo, […]