Como fazer a transição de carreira para ser um day trader

Tornar-se um trader é uma jornada demorada. Esse tempo vai depender de cada pessoa: alguns levam meses, a maioria precisa de anos

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre
Successful trader. Back view of bearded stock market broker in eyeglasses analyzing data and graphs on multiple computer screens while sitting in modern office.
(dima_sidelnikov/Getty Images)

O sonho de muitas pessoas é se tornar um day trade e desfrutar de uma vida de liberdade, com altos retornos financeiros.
Contudo, alguns influencers tentam passar a imagem de que você será um profissional da área e que viverá de mercado em pouco tempo, o que não é bem a realidade.

No mundo de hoje, em que está difícil manter as contas em dia – tendo em vista a alta de preços de muitos produtos e serviços -, cada vez mais pessoas estão em busca de alternativas para melhorar de vida e conseguir realizar seus sonhos.

Nunca foi tão necessário aprender sobre educação financeira, para que seja possível ter uma renda extra ou mesmo viver de mercado.

Então, a tentativa de investir em um curso no qual o influencer faz promessas de altos ganhos se mostra como uma ótima oportunidade de mudança de rota.

Nessa ânsia por alçar voos maiores, pessoas acreditam que investir no mercado é assim: ganhar muito dinheiro rápido e fácil. Mas a realidade não é bem essa.

Já vi pessoas largando o emprego, pois quando não dá certo, acham que falta mais dedicação. Meses depois, acabam sem dinheiro algum.

A verdade é que ser um profissional bom em qualquer ramo leva tempo. Mas as pessoas não querem ouvir que tudo vai levar um tempo.

No mundo atual, quando tudo precisa ser instantâneo, ninguém quer gastar tempo e energia plantando e muito menos colhendo. Já querem receber pronto. Qualquer promessa de retorno ágil e fácil feita na mídia certamente atrairá muitas pessoas.

Tornar-se um trader é uma jornada demorada. Esse tempo vai depender de cada pessoa: alguns levam meses, a maioria precisa de anos.

PUBLICIDADE

A verdade é que quanto mais você adquirir conhecimento, mais perdas você terá. Muitas pessoas não conseguem passar pela fase de plantar o necessário até atingir o estágio da consistência, em que os ganhos realmente começam a surgir.

O ideal é fazer a transição aos poucos, com os pés no chão, dando um pequeno passo de cada vez.

Mas, muitas vezes, essa ansiedade por mudar de vida logo e querer ver os ganhos rapidamente é o que faz os iniciantes perderem grandes somas de dinheiro até conseguir obter o conhecimento correto.

Em um trabalho em que menos de 10% consegue ter sucesso, é muita soberba do iniciante achar que vai alcançar grandes ganhos competindo com pessoas muito mais experientes e com muito mais dinheiro para movimentar o mercado.

A grande frustração dos traders acontece por causa dessa impaciência. Toda essa euforia e ganância exacerbada faz com que eles nunca consigam atingir a consistência.

Um dia de ganhos um pouco maiores e já acreditam que todos os dias serão assim e acabam perdendo tudo que ganharam, ficando novamente no negativo.

Outro ponto é o desespero em querer tirar dinheiro do mercado para pagar as contas. Nunca vi uma pessoa conseguir ter racionalidade ou calma para operar precisando tirar dinheiro a qualquer custo para pagar boletos.

O ideal é primeiro construir uma reserva de emergência. Não importa quão bom seja o curso que você fez ou quanto dinheiro tenha, o importante é treinar e estudar bastante primeiro e começar arriscando pouco dinheiro. Ter essa reserva, ou mesmo seu emprego para manter as contas em dia, é essencial.

PUBLICIDADE

Como o mega investidor Warren Buffet sempre diz: ganhar dinheiro é fácil, o problema é que as pessoas não querem enriquecer devagar. Espero que tenha clareza que nunca vai existir uma fórmula para ganhar dinheiro fácil e rápido.

Você terá que aprender o que a maior parte da geração atual não quer e não aprende a fazer: ter paciência de plantar e construir algo para depois colher. Com isso, é possível não fazer parte de mais uma estatística de traders frustrados que pulam de curso em curso, tentando de tudo e não conseguindo ganhar dinheiro.

Aprenda a fazer as coisas de modo consciente e sem pressa, sendo que o mais importante é realizar as etapas para se tornar um trader corretamente.
Não arrisque todas as suas economias, não espere ver resultados rápidos.

Construa um plano e trabalhe nele todos os dias. Não acredite que um curso vai se transformar em uma mágica que vai mudar sua vida. Nada vai substituir seu empenho, horas de estudo e prática. Quem não se prepara nunca vai estar preparado para ganhar.

Infelizmente, essa sorte que alguns imaginam que terão, não existe. Não faça como muitos que pedem demissão do trabalho e acabam com todo o dinheiro sem chegar a lugar algum.

Na vida, é sempre necessário ter um plano e agir para que ele aconteça. Aí sim, talvez você consiga se tornar um trader bem sucedido.

Quer criar uma carteira anticrise? Aprenda a identificar os produtos financeiros para blindar seu patrimônio contra o “Risco Brasil” em curso gratuito. Inscreva-se.

Ariane Campolim

Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper