#BOLSAPORELAS da Clear Corretora

A maior fonte de conhecimento vem de experiências e são passadas de pessoa para pessoa. Assim, podemos testar e ver o que funciona para cada uma de nós

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Cada vez mais as mulheres ganham espaço em todas as áreas. No mercado financeiro, não é diferente. Hoje, apenas 27% dos investidores na Bolsa de valores são mulheres. Para mudar isso e unir cada vez mais as mulheres, a Clear lançou a iniciativa rumo ao milhão de mulheres na Bolsa. Após atingir essa conquista com diversas iniciativas, queremos mais!

Então, lançamos nosso grupo de mulheres no Telegram onde todas que querem aprender sobre investimentos são bem-vindas para compartilhar suas experiências. A ideia é nos unir para que temas como nosso dinheiro e como rentabilizar através dos nossos investimentos flua tão bem numa “roda” de mulheres quanto o assunto bolsas e sapatos, por exemplo.

Queremos quebrar tabus, trazer mais igualdade e apoiar cada vez mais o protagonismo feminino no mundo dos investimentos — hoje, ainda predominantemente masculino. Muito se fala sobre feminismo e empoderamento feminino, cada vez mais empresas estão contratando mulheres. Temos ganhado espaço assumindo posições de liderança. Mas como podemos trazer mais mulheres para o mundo das finanças?

Como mulher, trader e investidora, posso dizer que, após um ano na Clear, me sinto muito honrada em poder compartilhar meu dia a dia e mostrar que, sim, nós mulheres podemos cuidar do nosso dinheiro com conhecimento e responsabilidade. E mais: entendendo como ele ajuda na nossa autoestima e a cuidar de nós mesmas. Afinal de contas, que mulher não fica mais feliz após um dia de salão, com unhas feitas ou uma roupa nova?

Acho que para nós, mulheres, a Bolsa de Valores não representa apenas liberdade ou dinheiro para gastar com compras. Além disso, o que vejo na grande maioria das mulheres que já participa do grupo é o desejo de ter mais tempo para ficar em casa e acompanhar o crescimento dos filhos.

A verdade é que, culturalmente, já temos essa missão de cuidar da casa e dos filhos e, hoje, ainda trabalhar fora para ganhar o próprio dinheiro. O objetivo da Clear com essa iniciativa é nos unir: não apenas compartilhar conteúdo e conhecimento sobre mercado financeiro, mas estimular que mais mulheres possam compartilhar experiências e dificuldades, ajudando umas as outras.

No grupo, elas contam como lidam com o mix de atividades como fazer operações, ter que atender um filho pequeno chorando, deixar a casa em ordem, trabalhar, estudar mercado e ainda se manter arrumada. Afinal, como equilibrar a vida com todas essas atividades? Todas compartilham dicas fantásticas de como fazem para se virar no dia a dia.

Eu, particularmente, acredito que a maior fonte de conhecimento vem de experiências e são passadas de pessoa para pessoa. Assim, podemos testar e ver o que funciona para cada uma de nós. As histórias trocadas no grupo fazem com que cada mulher compartilhe um pouco de suas vidas e se ajudem. Além de gerar conversas descontraídas, — e, claro, tudo com um olhar feminino — a iniciativa mostra o quanto mulheres que buscam investir e serem independentes são empoderadas e merecem ganhar o mundo.

Cada vez mais vemos mulheres atingindo sucesso no mercado financeiro e se tornando independentes, isso apenas confirma o quanto somos fortes e capazes. A verdade é que muitas mulheres ainda têm dificuldade em enxergar a si próprias e se aceitarem. E mais ainda: de acreditar na própria capacidade.

PUBLICIDADE

A sociedade traz resquícios machistas dos séculos em que as mulheres foram silenciadas. Mas é muito bom ver que hoje em dia tudo está mudando. Contudo, estamos longe de ver mulheres seguras e confiantes com o próprio corpo, com a própria beleza e com a capacidade de ganharem o próprio dinheiro. O caminho é árduo, mas fico feliz de ver cada vez mais mulheres buscando sua independência financeira.

Aproveito aqui para deixar o convite para você que nunca investiu ou sempre deixou essa vontade de aprender a investir para depois: venha participar do Telegram Clear Corretora #Bolsaporelas e buscar seu empoderamento. Não apenas através de ganhos financeiros, mas interagir com um grupo que fará você enxergar melhor a realidade.

No Instagram, as blogueiras já acordam maquiadas e sabemos que não é assim. Mais do que um grupo para compartilhar conhecimento sobre mercado financeiro, te convido a participar de uma comunidade que pode ajudar a fazer você se enxergar como mulher, mãe, esposa e, acima de tudo, como um ser humano fantástico. Afinal, realizar tudo isso e ainda de salto alto, tendo o apoio de mulheres reais como você, é missão para poucos.

Ariane Campolim

Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper