Aversão à perda

A aversão à perda no mercado se transforma em medo, que nos faz hesitar, duvidar, questionar, distorcer e se precipitar

Danuza Machado

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A cada dia, novos traders e investidores chegam ao mercado financeiro agarrados aos seus sonhos e objetivos de conquistas.

Parece óbvio que a condição indispensável para a negociação é a relação “risco-retorno”. No entanto, isso não está tão claro assim quando consideramos nossas práticas diárias.

O princípio do sucesso no mercado financeiro está em assumir responsabilidades pelas atitudes que tomamos. A atitude de um trader de sucesso está na naturalidade em aceitar seus próprios resultados, independentemente de quais sejam, e entender que é apenas um reflexo do nível de evolução que se está no momento – e não que ele será permanente.

Continua depois da publicidade

Aceitar o erro e seguir em frente direcionando o entusiasmo do ganho para desenvolver mais e melhores atitudes ganhadoras.

Para muitos, realizar bons negócios pode gerar a sensação equivocada de completude, porque ainda não entendem que a chave para o sucesso está na atitude.

Esta sensação do ganho, quando não bem administrada, pode gerar imprudência e imperícia nas negociações.

Continua depois da publicidade

O conhecimento técnico sem a atitude ideal gera medo, oriundo das perdas mal significadas.

Por exemplo, se tenho aversão à perda, posso nutrir a expectativa de que é possível criar estratégias para evitá-la. E quando ela vier (e ela virá), vai causar uma dor emocional tão grande que gastarei muita energia na tentativa inútil de fazer com que ela não ocorra novamente.

Da mesma forma, a sensação de ganho bem administrada, quando internalizada pelo autoconhecimento, causará leveza, naturalidade e constância nas ações.

Continua depois da publicidade

Sabemos que pode não ser tão simples internalizar tais sensações, transformando-as em sólidas atitudes. Mas, se direcionarmos nossa motivação para as possibilidades de transformação e não nos mantermos motivados pelo desejo em descobrir fórmulas mágicas para conquistar o sucesso, é possível criar a mentalidade de vencedor no mercado financeiro.

Se entendêssemos que a estrutura mental de sucesso se dá por trades e negociações sem medo e sem impulsividade, gastaríamos menos tempo com o que não nos traz soluções. Alcançaríamos, assim, resultados sustentados. A consistência está na mente e não na falta de conhecimento do mercado, na maior parte das vezes.

Desse modo, assumir a responsabilidades pelas atitudes que tomamos nas negociações é compreender que a aversão à perda se transforma em medo que faz hesitar, duvidar, questionar, distorcer e se precipitar.

Continua depois da publicidade

A ausência do medo é não ponderar alternativas, destemer consequências, falhas ou críticas, identificando a fase que estamos no processo de evolução constante.

É, simplesmente, fazer o que precisa ser feito.

Autor avatar
Danuza Machado

Psicóloga há 25 anos e trader há quase 10 anos. Já trabalhou como Oficial Psicóloga nas Forças Armadas no Controle Emocional para Pilotos do Exército Brasileiro, também como facilitadora no processo de Desenvolvimento de Comportamentos Empreendedores para Empresários no SEBRAE-SP