Aprendendo a perder: a tarefa mais difícil do trader

Ao iniciar qualquer projeto de vida, ninguém começa acertando. Todos temos que aprender. Isso faz com que os erros aconteçam. No day trade não é diferente

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre
Swing Trade
(Crédito: Shutterstock)

Muito se fala sobre os day traders perderem dinheiro. No começo do aprendizado, todos começam errando. Quando falamos de investimentos, não é diferente.

É comum dizerem que as pessoas só perdem dinheiro no day trade. Mas o fato é que elas desconsideram quantas realmente se preparam para essa profissão.

Geralmente, a maioria começa no day trade sem estudo e preparo adequado. Baseado no discurso que muitos vendem sobre a facilidade de ganhar dinheiro na Bolsa de Valores, o mercado acaba atraindo pessoas que não entendem o real significado do que é ser trader: uma das atividades que mais exige preparo e alto nível de conhecimento e desenvolvimento para que se tenha sucesso.

Ao iniciar qualquer projeto de vida, ninguém começa acertando. Todos temos que aprender. Isso faz com que os erros aconteçam. No day trade não é diferente.

Uma das tarefas mais complexas como seres humanos é aprender com nossas falhas, não existe quem nunca tenha falhado. Esse é o preço que pagamos para adquirir experiência e aprender qual o melhor modo de conseguirmos sucesso em algo.

O ser humano tem aversão a cometer erros, mas hoje em dia esse aprendizado está mudando, como dizem. A cultura de tentativa e erro permite que o ajuste de curso seja sempre mais rápido. Contudo, o ser humano faz de tudo para evitar a dor e, com isso, o fracasso — o que no trade se resume a perder dinheiro.

Como Thomas Edson dizia, errar faz parte: “Eu não falhei 10 mil vezes. Apenas encontrei 10 mil maneiras que não funcionam.”

Aprender a ser um trader profissional vai envolver falhas e, consequentemente, perda de dinheiro. Mesmo quem começa investindo no longo prazo vai cometer erros, vai lidar com as emoções e terá desafios.

Investir no mercado envolve riscos e isso é o que a maioria das pessoas não quer entender. Não apenas o mercado, mas a vida envolve riscos e, como seres humanos, precisamos aprender a lidar com eles.

PUBLICIDADE

Traders escolhem aprender a lidar com os riscos e ir contra essa natureza humana que sempre busca certezas para tudo. No caso do mercado, a certeza de que sempre irão ganhar dinheiro.

De fato, nunca sabemos se vamos ganhar ou perder. Mas o que vale é confiar no plano, treinar, gerenciar a estratégia e fazer a parte que nos cabe para alcançar a tão sonhada consistência e ganhar dinheiro no mercado financeiro.

Um trader profissional aprende a lidar com as perdas e entende que isso sempre fará parte da sua jornada. O mais importante para não sofrer com elas e sempre mantê-las sob controle. Isso é o que garante que sempre haverá mercado amanhã para que os ganhos aconteçam.

Sendo assim, uma das partes mais importantes é aprender com o que sai errado, entender que as perdas financeiras de fato não são perdas, principalmente quando se é iniciante.

Afinal, para aprender como fazer da forma correta será preciso enfrentar muitos erros e tentativas, as quais muitos não estão dispostos a passar.

No meu caminho para viver de trade hoje, acredito que essa seja a lição mais difícil: aprender a perder. Porque isso também exige aprender a recomeçar, ter coragem de iniciar um novo dia e se arriscar a perder de novo. Muitos não conseguem se tornar traders por conta disso.

No meio do caminho, acabam cedendo a dor de alguns fracassos. É nesse momento que entendemos quem realmente quer ser trader porque gosta do que faz ou apenas queria o dinheiro.

Quem escolhe o caminho apenas pensando nos ganhos jamais conseguirá aprender a perder e muito menos conseguirá enfrentar obstáculos. Essa é a diferença dos traders de sucesso para os que apenas são entusiastas (e nunca vão conseguir chegar à consistência e viver de trade).

PUBLICIDADE

Perder faz parte da vida, aprendemos tentando e nem sempre seremos perfeitos, vamos falhar muitas vezes, mesmo querendo acertar. Isso se chama amadurecer, desenvolver a resiliência e a capacidade de aprender nas adversidades.

É isso que faz o ser humano evoluir. Muitos não querem melhorar a si mesmos, contudo para ser um trader isso é necessário.

Para ser um trader você não pode usar máscaras, você terá que aprender a passar pelas lições, e, assim, aprender com elas e se tornar merecedor do prêmio que é ser um trader de verdade. Aquele que paga as contas por seu mérito.

Em curso gratuito de Opções, professor Su Chong Wei ensina método para ter ganhos recorrentes na bolsa. Inscreva-se já.

Ariane Campolim

Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper