Aprenda a alcançar a disciplina no day trade

O compromisso com a estratégia é o primeiro passo para ser um trader disciplinado
Por  Guilherme Muniz -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Se como Trader você deseja ser disciplinado e lucrativo, o conceito central que você precisa entender é: como trader, você não tem nenhum controle sobre o Mercado Financeiro.

Controle nulo no mercado

Você descobriu ou descobrirá o fato de que quase nada permanece sob seu controle como trader. Lidar com um conjunto infinito de variáveis usando uma mente voltada por natureza para definir constantes é uma tarefa difícil. A maioria das pessoas que entra no mercado se concentra nos retornos de seus investimentos e não no processo de negociação sem si.

Vamos então falar de alguns conceitos que você precisa aplicar para ser um trader mais disciplinado, principalmente quando falamos em operações day trade.

O significado de disciplina, no que diz respeito a operar no mercado, é bastante direto. Um trader consegue ver várias entradas de compra ou venda durante o dia. Um trader tem ou deveria ter um plano fixo em mente antes de executar qualquer operação. Esse plano inclui estimar o preço de entrada e saída junto com um stop loss. Ceder e fazer outra coisa para somente assistir uma operação sem nenhum motivo sólido pode ser fatal a longo prazo.

Desenvolva ou aprenda uma estratégia para negociar

Os mercados são respostas emocionais coletivas de milhares de traders. Como as emoções humanas não mudam ao longo de um período, essa é a razão pela qual o mercado também passa pelo ciclo de expansão e queda durante um período. Seja na crise americana de 2008 ou nessa pandemia de 2020. Os padrões de preço ocorrem em todos os mercados financeiros praticamente da mesma forma desde o início de tudo. Os novatos geralmente não conseguem ver esses padrões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, com o tempo, aprendemos a ver. É igual medir as mesmas coisas repetidamente com resultados previsíveis. E aqui é que está o problema: esse resultado previsível é distribuído por muitas configurações semelhantes calculadas em média. Portanto, como trader, você precisa desenvolver ou aprender com alguém que já faz o correto e se sentir confortável com ela e negociá-la, sem olhar para o resultado de poucas operações.

O método de entrada deve ser rígido o suficiente para ter algum controle de qualidade antes de perseguirmos toda e qualquer operação para cima e pra baixo junto com o gráfico, mas sim relaxado o suficiente para nos permitir entrar nas operações onde cada critério técnico faça sentido. O método de gerenciamento de risco que optarmos por combinar com esse método de entrada nas operações deve criar sucesso e lucratividade a médio e longo prazo. O compromisso com a estratégia é o primeiro passo para ser um trader disciplinado.

Sinais de negociação não garantem lucro

Um pequeno fato que a maioria dos traders parece perder é o seguinte: um sinal de entrada por qualquer método ou sistema operacional conhecido pelo homem não significa que o acompanhamento do preço seja garantido. Você realmente parou e pensou sobre o que é realmente um sinal para entrar em uma operação por qualquer método ou sistema?

Um bom método, sistema ou abordagem tem três componentes básicos (e não relacionados):

1- Sinal de entrada nas operações

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2- Proteção contra perda; e

3- Gerenciamento da operação, como uma abordagem completa de execução da negociação

O sinal de entrada deve ser baseado em algum tipo de critério (além de sentimentos de impulso ou adivinhação selvagem) que determina que o risco de recompensa está a seu favor e as chances de fazer dinheiro são maiores. Stop loss é o ponto de invalidação e deve ser respeitado sem hesitação. Muitos traders temem que o mercado acione esse stop de perda e depois vá em direção ao lucro e é esse sentimento que precisamos nos livrar, superar e apenas nos ater ao stop loss em si.

Um trader pode receber um bom conhecimento fundamental e técnico e está pronto para se mover no mundo dos mercados de capitais mundo afora. Mas essas habilidades interpessoais, como disciplina e emoções, também desempenham um papel crítico no sucesso de um trader e nunca devem ser ignoradas. Pode levar anos para você adquirir essas habilidades. Mas uma vez adquiridas, elas serão úteis ao longo de sua vida como trader profissional. Fazer operações com disciplina certamente atingirão o objetivo de operações lucrativas.

Guilherme Muniz CEO da Lobos do Mercado Investimentos e produtor de conteúdo na Clear Corretora

Compartilhe

Mais de A vida dos traders

A vida dos traders

A indisciplina no trade

Atribuir o insucesso à indisciplina no trade é frequente. Mas muitos usam o termo como justificativa para as atitudes geradas por suas próprias crenças inconscientes
A vida dos traders

A motivação do trader

Perdas que ocorrem fora do planejamento não são acidentais nem ocorrem por perseguição, e não devem ser justificadas por razões que ocultam as verdadeiras motivações