Afinal, por que todo mundo quer ser day trader?

Deixar claras as dificuldades do mundo trader serve para mostrar a realidade da profissão. Para que você venha para o mercado com os pés no chão, de modo consciente

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Hoje em dia, acompanhamos nas redes sociais uma onda de day traders aparecendo. Até mesmo celebridades, famosos e jogadores de futebol têm declarado que estão fazendo day trade. É cada dia maior o número de pessoas querendo entrar no mercado financeiro. Isso é muito bom. Afinal, todos deveriam investir e pensar no futuro. Neste país, esperar do governo se tornou algo muito incerto.

Neste mundo de facilidades, onde é vendida a ideia de que qualquer um pode se tornar um trader que fica rico de forma rápida e fácil, mora a maior cilada. Honestamente, não acredito que o trade seja para todos. Mesmo que muitos queiram (e sonhem) se tornar traders, apenas quem está disposto a estudar, praticar e desenvolver as habilidades necessárias terá êxito nessa profissão.

Hoje, todos querem seguir essa carreira pela facilidade vendida por muitos. Em um mundo onde está cada vez mais difícil pagar as contas em dia, estão se tornando cada vez mais escassos hábitos como sonhar com viagens e com a compra de pequenos mimos de vez em quando. Muitos acabam se endividando para conseguir ter o básico. Pagar uma casa pode levar 30 anos ou mais. Ninguém aguenta mais tanto juro, com o preço de tudo subindo cada vez mais. A lista do supermercado está cada dia mais reduzida para caber no orçamento.

Diante dessa situação, quem não se sentiria atraído pela oportunidade de uma vida melhor? É aí que muitos acreditam que o mercado financeiro é a solução. Algo rápido e fácil para que tudo mude. Em uma sociedade na qual todos trabalham demais, sem tempo nem dinheiro para lazer, ser trader parece a vida dos sonhos.

Contudo, como trader profissional, me sinto na responsabilidade de dizer a verdade para você, leitor. A vida de um trader não é tão fácil! Para realmente se tornar um, você terá que investir muito em conhecimento, tanto financeiramente quanto doando seu tempo. Tornar-se um trader que realmente ganha dinheiro no mercado pode levar meses – ou até anos. É aí que muitos que iniciam essa jornada acabam se frustrando no meio do caminho. Pois descobrem que day trade não é um caixa eletrônico que vai te render fortunas.

Deixar claras as dificuldades do mundo trader serve para mostrar a realidade de ser um trader. Para que você venha para o mercado com os pés no chão, de modo consciente. Para que você não seja apenas mais um dos sonhadores que entram no mercado, perdem tudo e falam mal da Bolsa. Para que você não seja mais um dando dinheiro para vendedores de cursos e continuar perdendo dinheiro, sem chegar a lugar algum.

Entenda: se tornar um trader é uma jornada. Traders realmente consistentes são como um atleta olímpico. Ou seja, estar no pódio e ganhar uma medalha será para poucos, para os melhores, para os que entendem as dificuldades e estão dispostos a enfrentar todas as dificuldades. São para os que vão escolher estudar mesmo após um dia cansativo de trabalho, para os que realmente não apenas almejam, mas agem para mudar sua realidade e não se deixam vencer até chegar no seu objetivo.

Ser trader de verdade é contar com uma vida bacana de liberdade financeira. Permite que você tenha uma vida melhor e mais confortável. Hoje, após dois anos pagando minhas contas com isso, posso dizer que não levo uma vida de luxo, mas posso comprar tudo que preciso sem me preocupar. O mais legal também está na liberdade de tempo, já que após uma manhã de ganho, estou aqui passando a tarde escrevendo esse artigo para você que está lendo e buscando conhecimento.

Sei que a vida não está fácil, já tive um emprego fixo e as dificuldades são muitas. Contudo, não desanime! Se você realmente quer mudar de vida e deseja fazer isso se tornando um trader, lhe encorajo a correr atrás dos seus sonhos. Você merece uma vida melhor, realizando tudo que imagina, sem deixar nada escondido no canto mais profundo de si. O que quero trazer para você é um pouco de pé no chão, apenas, e pedir para que você não se iluda acreditando que a jornada será fácil. Saber disso fará você ter mais consciência e não desistir tão facilmente (como muitos) quando não obtiver resultados rápidos. Você seguirá sabendo que o sucesso leva tempo e, aos poucos, irá subir cada degrau até realmente se olhar no espelho e se reconhecer como um verdadeiro trader.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Curso gratuito do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações. Inscreva-se agora.

Ariane Campolim

Ariane Campolim é produtora de conteúdo na Clear Corretora. Atua como investidora desde 2015, principalmente como trader. Antes de trabalhar no setor, ela foi analista de tecnologia do Itaú Unibanco. É formada em física médica pela UNESP e cursou pós-graduação em negócios e gestão de pessoas no Insper