Uma semana para aprender o valor da educação financeira

Saber os conceitos básicos para organizar o seu dinheiro, entender como funciona o crédito e os produtos financeiros são a base para tomar decisões financeiramente responsáveis - decisões básicas e que fazem parte de nossa vida cotidiana

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Imagine se você não tivesse frequentado a escola e não soubesse ler e escrever? O quão difícil seria a sua vida? Imagine que perigo seria comprar um remédio e não saber ler uma bula. Ou ser completamente incapaz de assinar qualquer tipo de documento.

Como é difícil a condição de uma pessoa analfabeta. Pois é exatamente assim que uma imensa parte das pessoas se sente em relação ao dinheiro: analfabetos financeiros.

Assim como a alfabetização de letras e números que aprendemos nos primeiros anos da escola, a alfabetização financeira é essencial para nos tornarmos cidadãos.

Saber os conceitos básicos para organizar o seu dinheiro, entender como funciona o crédito e os produtos financeiros são a base para tomar decisões financeiramente responsáveis – decisões básicas e que fazem parte de nossa vida cotidiana.

Muita gente ainda não sabe como funciona de fato uma conta corrente, ou o que realmente significa usar um cartão de crédito.

Em suma, a alfabetização financeira é importante para ajudar a resolver os problemas diários que uma família tem ao tentar equilibrar seu orçamento, comprar uma casa, financiar a educação dos seus filhos e garantir uma renda na aposentadoria.

Você, leitor ou leitora da minha coluna, já deve saber que a educação financeira é essencial. Por isso, este artigo é especialmente escrito para a sua família e os seus amigos que ainda não se conectaram com a educação financeira.

Mande esse texto lá no “zap” da família, vai que aquela sua tia que tem medo de sair da poupança lê e resolve se educar financeiramente? E aquele seu amigo que você sabe que está precisando aprender a poupar? Acho que você pode ajudá-lo também.

Este texto é um convite para você, independentemente da sua origem, do seu estado civil, do seu gênero ou da sua renda. Um convite para que você permita que a educação financeira entre na sua vida.

PUBLICIDADE

A partir de hoje começa a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), iniciativa promovida desde 2014 para mostrar aos brasileiros a importância deste tema.

Por uma semana inteira o Brasil vai falar disso: não apenas as instituições financeiras, mas centenas de cooperativas, escolas, ONGs e outras diversas entidades realizam atividades para educar financeiramente as pessoas.

A cada ano que passa, mais e mais brasileiros entendem o quão importante é a educação financeira.

É só olhar os números da Semana ENEF: de apenas 170 iniciativas em 2014, em sua primeira edição, para cerca de 15 mil no ano passado, impactando cerca de 70 milhões de pessoas.

Em um artigo que escrevi no portal Expert na semana passada, falo sobre a efetividade de programas de educação financeira pelo mundo. Contra fatos não há argumentos: a educação financeira funciona e pode mudar a sua vida.

Então, comece hoje, na segunda-feira mais importante do ano para a educação financeira. Entre as diversas iniciativas da Semana ENEF, recomendo especialmente a que estamos promovendo pela XPEED, escola de finanças e empreendedorismo da XP Inc.

Será uma semana inteira de palestras em um evento online e 100% gratuito. Queremos mostrar que a educação financeira é mais fácil do que você pensa e por isso traremos nomes tão diversos como o jogador de futebol Kaká e o piloto Rubens Barrichello, a médica e ex-BBB Thelminha e o empreendedor Kondzilla.

Além de Betina Roxo, Ana Laura Magalhães, Thiago Nigro e o CEO da XP Inc, Guilherme Benchimol, entre tantos outros nomes de peso.

PUBLICIDADE

O link de inscrição para divulgação é o https://lp.xpeed.com.br/enef-2020-inscricao.

Vamos lá? É mais fácil do que você pensa!

Thiago Godoy

É head de educação financeira da XP Inc. e especialista em psicologia do dinheiro e bem-estar financeiro. É mestre pela FGV – Tese em Educação Financeira, especialização em Sustentabilidade (University of British Columbia), tem MBA em Marketing (FGV) e graduação em administração (UFJF). Foi diretor de mobilização de recursos e relações governamentais da Associação de Educação Financeira do Brasil, atuando especialmente com populações de baixa renda e escolas públicas. Também atuou com desenvolvimento institucional na Dialogue Direct e Children International (EUA), Fundação Vida Plena (Bolívia), Projuventude e Comitê para Democratização de Informática (Brasil). Instagram: @psifinanceiro