Publicidade
Você tem o hábito de poupar? Qual porcentual da sua renda que você investe a cada mês? Economizar dinheiro, viver com menos do que se ganha e começar a investir são comportamentos essenciais para uma vida com mais equilíbrio e sustentabilidade hoje e no futuro.
Mas o Brasil ainda está longe de ser um país de investidores. A última pesquisa Raio-X do Investidor, promovida pela Anbima, apontou que quase metade das pessoas na Classe B e 7 em cada 10 na classe C ainda não investem.
A cultura do poupar e investir aumenta à medida que ampliamos a consciência sobre os benefícios que isso traz, e é importante entender que eles vão muito além do bolso. Investir no longo prazo impacta também a saúde mental e a saúde física!
Continua depois da publicidade
Se poupar e investir ainda parece uma missão impossível para você, ou se você não entende por que você deveria investir, leia até o fim. Aqui te apresento os 4 principais motivos para que você comece hoje:
1. LIBERDADE – Investir te dará liberdade para buscar a carreira dos seus sonhos
Já conheceu alguém que estava preso em um trabalho que odeia e não pedia demissão por que não tinha liberdade financeira?
Continua depois da publicidade
Um dos motivos mais importantes para investir é proporcionar a si mesmo a liberdade de seguir uma carreira que goste.
Quando você forma uma boa reserva de emergência e traça objetivos financeiros de médio e longo prazo, rendendo juros compostos, fica mais fácil abandonar uma situação de trabalho que está te fazendo mal.
2. SEGURANÇA E PAZ – Investir te dará segurança no longo prazo
Continua depois da publicidade
Não importa o quanto eu tente, eu não posso prever o futuro; e nem você. E, por esse motivo, construir uma reserva de emergência é determinante.
Sem ela, como enfrentar as tempestades financeiras? Sem investimentos, como você planeja ter dinheiro quando estiver mais idoso(a)? Se você perder o emprego, como conseguirá pagar suas contas?
Economizar dinheiro é importante porque oferece segurança financeira. E quanto mais você economizar, mais seguro(a) você vai ficar.
Continua depois da publicidade
A paz que uma reserva de emergência traz simplesmente não tem preço.
3. AMOR – Seu relacionamento afetivo fica melhor quando o casal investe
Continua depois da publicidade
Não acho que seja um grande segredo que os problemas financeiros são uma das principais causas de divórcio. Se você é casado(a), provavelmente já passou por uma ou duas brigas por causa de dinheiro. E não deve ter sido divertido.
Posso dizer por experiência própria que quanto mais dinheiro você poupa e investe, menos frequentes serão essas discussões.
Investir é bom para seu casamento. Não acredita em mim? Tente.
4. LEGADO – Investir é deixar um legado financeiro
Se você morresse amanhã, que tipo de legado financeiro você estaria abandonando? Dívidas e encargos financeiros para a sua família? Ou você deixaria um legado de fortaleza financeira, sabedoria e honra?
Seu legado financeiro é importante para as pessoas ao seu redor. Quer você tenha 30 ou 80 anos, a maneira como você lida com seu dinheiro deixará efeitos duradouros – positivos ou negativos – para seus entes queridos.
Portanto, pelo amor de Deus, livre-se das dívidas, reduza suas despesas e estabeleça que poupar e investir o seu dinheiro será uma prioridade! É uma das melhores maneiras de amar a sua família.
Uma última nota mental: aprenda a usar os juros compostos a seu favor. Se você deseja construir qualquer tipo de riqueza, precisará entender o poder dos juros compostos.
Os juros compostos são extremamente poderosos, mas você precisa dar a eles tempo suficiente para fazer sua mágica funcionar. Você não vai investir em um dia e ver resultados incríveis no outro.
Se você começar a poupar agora, pode levar alguns anos antes que comece a ver resultados significativos. Mas se você esperar anos para começar a investir, não verá resultado nenhum. Comece! É mais fácil do que você pensa.