BOB MARLEY E OS YIELDS MUNDIAIS

Nos dias de hoje Bob teria que cantar: Rastaman vibration, YIELD! (NEGATIVE!). Remuneração de alguns títulos hoje no mundo são negativas! Você não leu errado não...é isso mesmo. Apenas reflexo da GIGANTESCA expansão de base monetária em nível mundial que mexeu e muito com os preços de diversos ativos no mundo.
Por  William Castro Alves
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Sei que pode soar estranho, mas gosto de fazer essas conexões…quem acompanha meu blog já se acostumou com esses devaneios…rs

Vamos lá, 1979 foi o ano…Santa Barbara County Bowl o local do show…Bob mais uma vez deu show…passou suas belas mensagens de positividade…

Say you just can’t live that negative way,
If you know what I mean;

As mesmas que lá pelo final dos anos 90 me tocaram….Bob é bom demais…Lembro muito da querida praia do Rosa quando ouço…bons tempos…pra quem não tá entendendo nada, ouça a música Rastaman Vibration que talvez você entenda. 

Mas voltando para o mercado….o momento macroeconômico era outro…inflação nos EUA e juros lá em cima….yields viviam aquela positividade solta pelo ar…. bem diferente da realidade atual onde cada vez mais os yields avançam no território negativo…. dá uma olhada:

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Nos dias de hoje Bob teria que cantar: 

Rastaman vibration, YIELD! (NEGATIVE!)

hehehe…foi mal aí Bob…

Mas isso é reflexo da GIGANTESCA expansão de base monetária em nível mundial! Dá uma olhada no que os BC’s mundiais fizeram nos últimos anos….(Ps: SNB é o banco Suíço). Avisa lá pra Empiricus que isso sim é que é o Tsumoney! 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gráfico abaixo mostra a expansão de base monetária que cada um desses diferentes bancos vem implementando em suas economias. Expansão de base monetária é, a grosso modo, impressão de dinheiro como forma de motivar economia. O que na verdade não vem dando muito certo, vide o caso japonês onde o PIB cresceu 0,8% nos últimos 12 meses. 

 

 

Como diria Bob e a bíblia no seu livro de provérbios:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Na abundância das águas o tolo terá sede!” 

Aliás, fazendo um parenteses, a filosofia Rastafari ela é uma derivada da crença cristã….na verdade ao que me consta, foi um pastor batista que foi pregar o evangelho na Jamaica e, ao conhecer certa erva, teve algumas revelações diferenciadas, digamos assim…JAAAHHHHH, RASTAFARI!! Hehehe…mas isso explica Bob usar citações bíblicas em suas músicas…fechado o parenteses.

 

Mas então, toda essa expansão de base monetária (que se deu via diferentes mecanismos) foi “dragada” para compra de títulos no mercado e não para economia real! O gráfico abaixo mostra como isso afetou os preços de diferentes ativos no mundo….veja por exemplo, que a compra de títulos pelo BCE tem ajudado a manter alguns ativos sobrevalorizados, caso dos European High Yield Bonds, os quais fazem parte do escopo de compras do Banco Central Europeu em seu programa de compra de títulos.

Só pra lembrar que se o preço do título subiu a taxa de remuneração cai…por isso hoje chegamos a uma situação onde os yields estão negativos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  

 

Interessante que enquanto isso, na economia real vemos as commodities lá largadas….todo o “otimismo” precificados em títulos tais quais ações, high yield bonds, títulos de dívida soberanos, entre outros, não foi em nada visto em ativos mais ligados a economia real tais quais preços de casas nos EUA ou Europa, ou commodities.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa economia é muito louca mesmo…difícil de entender as vezes! 

Compartilhe

Mais de The bolsa is on the table