Vire Trader em apenas 3meses!!

Vemos algumas pessoas ficando no meio do caminho por comprarem sonhos imediatistas para serem "traders", isso me lembra muito  o que aconteceu comigo no passado, em outro segmento, mas de uma analogia muito apropriada.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

    Eu me lembro que no final da década de 90´ com  o começo do processo da globalização, o comercio exterior em plena expansão, os profissionais precisavam cada vez mais rápido falar o Inglês (até então considerada o idioma de referência mundial), haviam poucas escolas de idiomas de renome, e nos cursos que existiam se levava entre 5 e 10 anos para se concluir, eis que começaram a aparecer em jornais: aprenda Inglês em 6 meses, com professores renomados! ou Fale Fluente em apenas 6 meses! Como seria possível o que se aprendia em 10 anos agora em  6 meses ser resolvido?  O tempo foi passando e mais propagandas apareciam em panfletos, nos postes pelas avenidas, professores se juntavam montavam um colégio e prometiam o tal “inglês em até 3 meses”, claro que conforme o tempo foi passando, problemas (principalmente pelo código do consumidor) apareceram também, e até grandes escolas ficaram proibidas de oferecer cursos com prazos “curtos” pré determinados, pois chegaram a conclusão de que era inviável.

   Eu tive a minha parcela nessa experiência, depois de tentar aprender o Inglês (sem sucesso), no colégio e em outras 2 das mais renomadas escolas de idiomas do país, entrei em uma de 18 meses, pois como não tinha paciência pensei que está seria o ideal. Eu conclui esse curso, eram 2 vezes por semana, um dia somente conversação e o outro só gramática, tinha certeza de que já estava realmente pronto, pois tinha um diploma na mão, certo?? – ERRADO! Quando resolvi sair do país para dar um UP no que acreditei já saber, percebi que não falava nada, me formei saindo do grau avançado e cheguei nos E.U.A sem conseguir me comunicar, foi uma das piores sensações da minha vida. Dai pra frente, sim realmente fui estudar,  praticar pra valer. Claro que o curso me deu uma base, e tinha noção, conhecia algumas palavras, mas longe de “sair falando com como era prometido”.

   Começamos a perceber essas promessas no mundo dos traders, um mundo que já é tão difícil, desgastante porque o aprendizado requer prática, e a prática envolve dinheiro,  e dinheiro envolve emocional. Até hoje encontro alunos da minha turma de inglês, alguns tiveram que ir para o exterior (assim como eu) para realmente aprender, outros se frustraram, e é ai que mora o perigo, pois esse sentimento acaba nos bloqueando, nos desestimulando por algo que cientificamente é comprovado como impossível para a média das pessoas pelo menos.

Em relação ao aprendizado no idioma inglês, veja o que diz está matéria da revista Super Interessante:

a)      Aprender língua é com escalar uma montanha: para subir mais alto. É necessário MAIS PRÁTICA;

b)      O processo é parecido como a prática de exercícios físicos: Quanto mais treinamento, mais os músculos no cérebro aumentam;

c)       Para se atingir o nível iniciante (A1) de um idioma exige de 90 a 100 horas de dedicação ( só ai levamos quase 1 ano);

d)      Para alcançar um inglês digno de Shakespeare, precisaria estudar cerca de 10 anos.

   Faço esta associação princialmente pelas duvidas que recebo em relação a – quanto tempo leva para ser um trader consistente? Primeiro, o que é um trader consistente?, na minha opinião é alguém que vive de operações em bolsa, e se não vive somente disso, pelo menos paga DARF (imposto pago em cima dos lucros brutos alcançados em bolsa) 75% dos meses do ano, ou seja, já é um trader profissional, e profissionais não se formam em 3 meses. Se nós que temos uma certa experiência, que atuamos no mercado de Bolsa de Valores há mais de 10 anos ainda erramos muito, o que dirá uma bagagem em ¼ de um ano. As promessas para traders, tendem, na minha opinião, a cair no mesmo abismo das pessoas que prometiam Inglês fluente em 6 meses. As palavras de uma amiga que estudou comigo resume bem isso: Comprei evolução e recebi frustração, “inglês não é pra mim”. Cuidado para que isso não aconteça com você!

Alison Correia