Trader Preguiça

Toda pessoa de sucesso teve 10.000 (dez mil) horas de prática ou estudo na área que se consagrou. Isso dá, basicamente 3 horas de treino/dia durante 10 anos, ou 6 horas durante 5 anos , ou 8 horas durante 3 anos. A prática é mais que necessária para  o nosso aperfeiçoamento profissional, se tentarmos pular essas etapas estamos fadados ao fracasso.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

   De uns tempos para cá com a evolução tecnológica estamos percebendo que muitas pessoas mal entram no mercado para entender como ele funciona (seja na parte de trading ou de investimento), e já começam a procurar um “facilitador digital de entradas e saídas operacionais”, claro que a evolução das plataformas, dos gráficos e dos indicadores são extremamente importantes para termos mais condições de tomada de decisão, mas será que somente isso é preciso? O livro Outliers (fora de Série em português) de Malcom Gladwell, mostra o porque algumas pessoas tem o sucesso no ramo que escolheram e outras não, ele desmitifica a ideia de que para ser vencedor temos que nascer com muita sorte ou sermos gênios, além do autor levar em consideração o perfil da pessoa, o espaço físico onde nasce, e a o ciclo econômico da época de cada um, o livro deixa claro algo que sempre enfatizo, a importância da prática, este é um ponto interessante e o único paradigma essencial proposto por Gladwell para a pessoa ter sucesso, Toda pessoa de sucesso teve 10.000 (dez mil) horas de prática ou estudo na área que se consagrou. Isso dá, basicamente 3 horas de treino dia durante 10 anos, ou 6 horas durante 5 anos , ou 8 horas durante 3 anos. Então, quando pensarmos em pessoas de sucesso em diferentes areas como: Bill Gates (ciência e tecnologia), Mozart (composição), Michael Jordan (esporte), The Beatles (música), pensemos que a prática veio muito antes do sucesso que eles alcançaram.

   Trazendo toda essa leitura para o nosso mundo dos traders, devemos acender uma luz amarela ao acreditar que muitas etapas serão puladas por termos encontrado este indicador, aquele plugin, ou alguns robôs, ao acreditarmos nisso corremos o grande risco de nos frustrarmos com os nossos resultados financeiros, pois inúmeros indicadores apitarão, plugins acionarão, mas se você não tiver a prática, se não estiver frio e calejado sobre como o mercado se move, será pego de surpresa por inúmeros falsos sinais, e não entenderá o porque de tantos erros, – não era somente seguir o sinal?. Se indicadores/ plugins/robôs infalíveis existissem não teríamos apenas 10% de traders vencedores e 90% perdedores. Então vamos deixar de preguiça, quanto antes começarmos a treinar mais rápido a gente chega lá.

                               “A prática não é aquilo que uma pessoa faz quando se torna boa em algo, mas aquilo que ela faz para se tornar boa em algo”.

Alison Correia