O que falta para largar tudo e tirar um sabático?Coragem?Determinação?

Muita gente promete que vai tirar um ano sabático, pouca compra a passagem.Muita gente sonha, pouca realiza. Boscolo e Ivani conseguiram. Deixaram para trás filhos, netos, responsabilidades, stress. Como conseguiram? Confira as respostas no artigo desta semana e, se ainda ficar curioso, saiba que toda a história deste Sabático Toscano, um sonho a dois, virou livro!

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Sabático Toscano

Era outono. Do lado de fora do hotel onde nos reunimos o tom amarelado das folhas dos plátanos e das castanheiras prenunciava um inverno rigoroso. Mais um. Na Europa, as estações do ano são invertidas em relação ao Brasil. E bem marcadas. Quando lá é primavera, no Brasil é outono. E por lá inverno é inverno, verão é verão!
Estávamos no outono francês, estávamos em Paris. Estávamos no início de um sonho que, há muito, vinha tomando conta dos corações e mentes de um casal de amigos, o Luiz e a Ivani.

Trés Chic!!!

 O local não poderia ser mais chic! O Hotel Le Trémoille , um clássico com mais de 100 anos , resplandecia em luxo e história. Restaurado em 2002 não perdeu a autenticidade.  Mas por que estou falando de Paris se o título deste artigo é Sabático Toscano? Porque foi lá, no final de 2012, que teve início o livro Sabático Toscano, que lancei nesta semana em São Paulo.
Detalhe: sabático, por definição, é aquele período mágico, no qual acordamos, comemos, pensamos e agimos da forma que bem entendemos. Preferencialmente em outro País, bem longe do lugar onde nascemos, onde moramos e onde ficam nossos amigos , nosso trabalho.

Uma Ilha cercada de massa por todos os lados

A Toscana! Ah a Toscana! Quem nunca foi sonha com ela e, quem já foi, sonha em voltar.
Era para lá, para esse pedaço do paraíso cercado de macarrão por todos os lados, que o Boscolo(Luiz) e a Ivani, estavam decididos a ir! É como dizem: carro tem que ser alemão, mulher tem que ser brasileira, vinho tem que ser francês e comida tem que ser italiana, vá bene?
Vá bene! Só que muitos sonham mas poucos realizam. Já imaginou deixar sua casa por um ano?
Quem paga as contas? Quem rega as plantas? Quem liga o carro? Quem? Como? Quando?

Chatices necessárias

Questões que ninguém pensa. Questões práticas, chatinhas, mas que tem que ser pensadas, planjadas e resolvidas!
Claro que tem o sonho, a fantasia, as angustias e medos de ir morar em outro país, em outra realidade, em outras “plagas”…
Pois bem, é disso que trata o livro Sabático Toscano, um sonho a dois, que tive o prazer e satisfação de escrever a seis mãos”. Bem mais do que contar a simples – e prazerosa – viagem de alguém que tomou coragem e foi, o livro tenta ser um guia para quem quer ir! Recheado com boas histórias, grandes receitas e dicas do que fazer, o que levar e , principalmente o que não levar, pretende servir de aperitivo, coragem e motivação para você. Sim, para você, que lá no fundo nutre o secreto desejo de viver a aventura de morar fora do Brasil! 

Parla italiano?

Claro que, se for para a “bota, parlar” um pouco de italiano ajuda e muito. Mas o importante mesmo é liberar suas emoções, seus desejos e ir fundo. Se entregar a um novo lugar, a uma nova realidade, a uma nova vida! E foi o que fêz Mássimo Barletti, um toscano, chefe de cozinha, que fez o caminho inverso. Deixou a pequena cidade onde nasceu, Borgo San Lorenzo e veio abrilhantar a cozinha brasileira com receitas como o “Tortelli di patate al sugo di lepre”(tortelli de batatas ao molho de lebre) ou ensinar como fazer um verdadeira “porchetta”!
Ele conta saborosas histórias como o dia que tomou um belíssimo tapa de  um Chef de cozinha famoso quando ainda era aprendiz. “Nunca mais olhe dentro de minhas panelas” bradou o chef toscano. E como o senhor descobriu que eu olhei dentro de suas panelas se o senhor não estava aqui? E você acha que eu coloco sal em cima das tampas porque?”
Este e outros “causos”, receitas e dicas, você conhece em Sabático Toscano, um sonho a dois. Em todas as boas livrarias, como Cultura, Saraiva, Livraria da Vila, etc, capisce? 


San Gimignano, Toscana, Itália | Crédito: Paulo Panayotis


Livro Sabático Toscano, um sonho a dois | Crédito: Paulo Panayotis

Paulo Panayotis