Cafés da manhã (estranhos) pelo mundo: Vai encarar?

Você tem espírito de aventura? Gosta de conhecer novas culturas, novos horizontes, novas experiências gastronomicas? Ah, é? Então seria capaz de encarar embutido de sangue de porco e feijões doces as sete horas da manhã?Ou aquele molho de pimenta com sopinha que levanta até defunto após a balada da noite??? Então, vai encarar?

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Feijão doce, pudim de sangue de porco, cogumelos fritos. Muito estranho. São 6 e 45 da manhã. Fumegando , estranhas porções vão aterrissando em minha frente. Estou em Londres. É o chamado, “full breakfast”ou café da manhã completo!

Café? Da manhã?
Isso foi há muito tempo. Há muito tempo, também, ingleses, escoceses, galeses, enfim, todos que fazem parte da Grã Bretanha adoram este café da manhã.  Fiquei curioso. Experimentei de tudo um pouco. Confesso que, culturalmente, não foi fácil. Mas insisti. Persisti. Desisti. Ao menos do feijão doce. O restante, confesso novamente, até que estava saboroso.

Variações sobre o mesmo tema?
Era a primeira vez que morava fora do Brasil. Era correspondente da Rádio Bandeirantes em Londres, capital da Inglaterra. Com variações locais – descobri depois – os súditos da Rainha consumiam quantidades generosas destas iguarias. Mas o feijão doce , o black pudding(o tal do pudim feito com sangue de porco) e  os “hash browns”( bolinhos de batata fritos) sempre estavam lá! Firme  e fortes!

Londres: toast e bilhões de calorias!!!
O café da manhã completo inclui ainda tomate assado, cebola frita, grossas fatias de bacon e ovos mexidos. Ah, e torradas. Sempre! As tradicionalíssimas “toast”, ou seja, fatias de pao torradas. Os britânicos tem grande orgulho do café da manhã deles. Justifico. Fruto do Império Britânico, que há algumas décadas dominava mais da metade do mundo, o café da manhã britânico é um pouco a mistura da culinária dos Países dominados por eles.

Assim é pelo mundo afora 
O café da manhã, para mim, é um primeiro retrato do que vou encontrar no país. Tive o privilégio de conhecer mais de 50 países pelo mundo. Portanto, tomei cafés da manhã prá lá de exóticos. Alguns deles, como o Inglês me impressionaram.

Tailândia
O café da manha deles parece de fato o almoço. E um almoço farto e picante! Com forte influência Chinesa, consomem sem cerimonia camarões, carne de porco e vaca, frango, muito arroz de vários tipos, legumes em conserva, pepinos, tomates frescos e até ovos fritos. Não são chegados a um cafezinho preto. Preferem chá ou sucos. O cuidado tem que ser com a pimenta!

Vietnam
Tomei muito “Pho”, um caldo muito conhecido e uma das peças de resistência vietnamita! Composto por vários vegetais, macarrão de arroz, é servido sempre com carne de boi ou de frango, além de muitas , muitas ervas frescas como coentro, hortelã e salsinha. MARAVILHOSO depois de uma noite boemia!  Tem até uma rede de fast food chamada “Pho 24”… O 24 refere-se a quantidade de ervas frescas e aromáticas que eles usam…

França
Ah, a França! Adoro  a Franca pela comida, pela cultura, pelo charme…
O café da manhã típico do parisiense é um croissant e um café preto curto.  Eles também gostam muito do “croissant au chocolate, que como o próprio nome diz, é um corissant recheado com barras de chocolate! Mas tem de tudo no café da manha francês, que tapresenta variações dentro do País. Fora de Paris, pode levar fruas frescas, leite, presunto queijos, manteiga, enfim… Ah, e pode durar horas! E não se assuste se o sujeito ao lado acender, antes do café da manhã, um belo cigarrinho …

Grécia
Sou suspeito para falar do café da manhã grego, pois sou descendente de gregos. Muito farto, o café da manha grego se assemelha um pouco ao turco. Tem queijo feta( de cabra ou ovelha) azeitonas, tomate fresco, muitos embutidos, ovos, mel e algo que o brasileiro somente está começando a conhecer: yogurte grego! Muito longe do yogurte industrializado vendido no Brasil, o yogurte grego é tão espesso que é possível enfiar uma faca nele sem que ela caia! Saboreie com geléia de cerejas, também frescas 

Enjoou? Não?
Então estas e muitas outras dicas do que comer e fazer em sua próxima viagem estão lá no meu portal www.oquevipelomundo.com.br Boa viagem, bom apetite e boa sorte!


Inglaterra – Full English Breakfast | Crédito: Paulo Panayotis e Divulgação


Tailândia – sopinha de levantar defunto no café da manhã | Crédito: Paulo Panayotis e Divulgação


Vietnã – Pho, sopinha de levantar defunto pela manhã | Crédito: Paulo Panayotis e Divulgação


França e seus deliciosos croissantas matinais | Crédito: Paulo Panayotis e Divulgação


Grécia e o verdadeiro iogurte grego com frutas frescas | Crédito: Paulo Panayotis e Divulgação

Paulo Panayotis