Sua decisão é a melhor no longo prazo?

Em sua carreira, você deve tomar cuidado com o impacto no longo prazo de suas decisões. Em geral, as pessoas não pensam nisso e acabam por se meter em verdadeiros labirintos profissionais.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Em sua carreira, você deve tomar cuidado com o impacto no longo prazo de suas decisões. Em geral, as pessoas não pensam nisso e acabam por se meter em verdadeiros labirintos profissionais.

É quando chegam a um ponto em suas vidas no qual o sucesso é interrompido. Pode ser uma demissão inesperada, um cargo que não tem futuro ou, simplesmente, a perda de ânimo para o trabalho atual e a falta de uma visão do que fazer para recuperar a motivação perdida.

O que teria acontecido?

Por vezes, a raiz do problema não se encontra nos anos mais recentes. Uma decisão equivocada, feita há décadas, de qual carreira deveria seguir, pode ter destruído as alternativas atuais. Por exemplo, alguém que se encantou por temas excessivamente acadêmicos, mas que não são capazes de fornecer a renda necessária para sua vida atual.

Ou aquele que não deu atenção ao aprendizado da língua inglesa no momento apropriado e se vê preterido numa promoção.

Portanto, é fundamental ter uma visão de qual será o impacto no longo prazo de suas decisões.

Se você está no começo de carreira, é importante ouvir quais são as melhores alternativas de acordo com sua vocação. Mas tome cuidado para não dar peso excessivo aos prazeres na sua decisão. Afinal, um esforço adicional para ingressar em uma universidade de primeira linha, no longo prazo vai render uma valiosa rede de relacionamentos. E, acredite, tão importante quanto o que você vier a aprender, no longo prazo, ser conhecido por pessoas influentes fará grande diferença em sua carreira.

O segredo é você saber que possui uma natureza e que deve respeitá-la. Entretanto, a grande vitória em sua vida será você ultrapassá-la. Observe que, deixado em sua natureza, o ser humano não voa. Mas a mesma natureza que cria esse limite permite que exista uma inteligência capaz de construir um avião. E, dentro de um avião, o ser humano voa melhor que qualquer pássaro.

Se você está no meio de sua carreira, deve tomar cuidado com o sucesso. Não se acomodar com o conforto do bom momento que vive, olhar para o futuro e procurar descobrir as oportunidades e as armadilhas. O poder e o sucesso combinados não são bons conselheiros. As crises, os períodos de contração econômica e de rupturas tecnológicas podem destruir suas alternativas de futuro, e você se verá em um labirinto.

O que você procura, no longo prazo, é ter cada vez mais alternativas. Se você interrompe essa busca, cai na armadilha do sucesso: ele traz o orgulho, e este o levará ao fracasso. Seja humilde.

Portanto, pense sempre nas vantagens e desvantagens de cada decisão que tiver de tomar. Mas faça essa reflexão para o curto e o longo prazo. Na dúvida, converse com pessoas mais experientes, com aqueles que já tiveram de tomar decisão semelhante, ou procure um mentor. Ou um coach.

Não é o foco exclusivo no imediato ou no futuro que fará você tomar as melhores decisões, mas a análise do equilíbrio entre os dois.

Afinal, suas decisões o afetam como um todo: quem você é hoje e quem será no futuro. Não se esqueça do amanhã, pois ele sempre chega.

Vamos em frente!

Silvio Celestino

É coach de gerentes, diretores e CEOs desde 2002. Também atende a executivos que desejam assumir esses cargos. Possui certificação e experiência internacional em coaching. Foi executivo sênior de empresas nacionais e multinacionais na área de Tecnologia da Informação. Empreendedor desde 1994.