Sua carreira e as transformações do mundo

A afirmação de que vivemos em um mundo em constante mudança causa grande impacto, e é muito utilizada para descrever a vida empresarial. Entretanto, ela está errada. Isso porque a mudança somente existe quando há a possibilidade de retornar ao estado inicial. Ou seja, eu sou capaz de mudar os móveis de lugar e, se estiver insatisfeito, retorná-los à posição original. O mundo não funciona desse jeito.Quando um vulcão expele suas lavas, altera de forma definitiva a paisagem ao seu redor. É impossível retorná-las para dentro dele. Isso significa que houve uma transformação, ou seja, não há como voltar ao estado original. Assim é o mundo.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

A afirmação de que vivemos em um mundo em constante mudança causa grande impacto, e é muito utilizada para descrever a vida empresarial. Entretanto, ela está errada. Isso porque a mudança somente existe quando há a possibilidade de retornar ao estado inicial. Ou seja, eu sou capaz de mudar os móveis de lugar e, se estiver insatisfeito, retorná-los à posição original. O mundo não funciona desse jeito.

Quando um vulcão expele suas lavas, altera de forma definitiva a paisagem ao seu redor. É impossível retorná-las para dentro dele. Isso significa que houve uma transformação, ou seja, não há como voltar ao estado original. Assim é o mundo. 

A cada instante os mercados e as empresas se transformam de forma definitiva. E do mesmo modo deveria fazer o profissional para assegurar seu futuro. Entretanto, para muitos, chega o momento no qual abraçam sua zona de conforto. Param de aprender, de se interessar por novas tecnologias e de trabalhar duro. Não demora muito, e sua carreira para de evoluir.

O aprendizado contínuo é a única forma de o profissional não abrir um abismo entre suas capacidades e as necessidades da empresa. Não há um só dia sem que um novo desafio surja. Somente aqueles que aumentam suas competências em número e profundidade são capazes de auxiliar as companhias a enfrentá-los.

As novas tecnologias criam contextos que determinam o futuro de ambos: empresa e profissional. Mais do que adotá-las, as pessoas deveriam o tempo todo questionar: o que essa tecnologia traz de oportunidades e de riscos para a empresa e minha carreira? E agir!

É verdade que, no Brasil, damos muita atenção àqueles que possuem renda sem ética, mas, no longo prazo, somente os que se dedicam ao trabalho de forma constante e consistente são bem-sucedidos. Por maior que seja a promessa das novas tecnologias de nos poupar o esforço, o sucesso é reservado àqueles que trabalham duro e agregam valor às empresas, principalmente, aos clientes delas.

O estado natural do mundo é a transformação. Ela se impõe àqueles que não a desejam, não importa o que façam. Portanto, melhor é adaptar-se, evoluir e transformar-se também. 

Para isso, o profissional deve ficar muito atento a tudo que ocorre nos mercados, em sua empresa e em sua profissão. A melhor forma de adaptar-se às transformações é lidera-las. Isso vale para as companhias, mas também para as pessoas. 

Ficar na zona de conforto é fácil, mas é antinatural. Nosso mundo é um mundo em transformação.

Se quiser crescer, transforme-se! Vamos em frente!

Silvio Celestino

É coach de gerentes, diretores e CEOs desde 2002. Também atende a executivos que desejam assumir esses cargos. Possui certificação e experiência internacional em coaching. Foi executivo sênior de empresas nacionais e multinacionais na área de Tecnologia da Informação. Empreendedor desde 1994.