Por que a pressa?
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Pessoas que não têm pressa não vão tão longe em suas carreiras quanto poderiam. A vida profissional assemelha-se a uma escada rolante de descida que você tem de subir. Aqueles que vão muito devagar não saem do lugar, somente aqueles que sobem muito rápido deslocam-se para cima. Ainda assim, com aquela sensação de que a velocidade é menor que seus esforços. Os que estão parados ficam para trás, o que significa uma carreira que está involuindo em vez de progredir.
O motivo disso é que você não está sozinho no mundo. Assim como você, todos estão em seus caminhos para chegar onde desejam e, por vezes, em rota de colisão com suas metas. E todos têm pressa.
Além disso, novos conhecimentos e tecnologias são gerados a todo instante, e quem aprende mais rápido fica em vantagem em relação àqueles que não os conhecem ou demoram para adotá-los. Por isso é que insisto em que você se mantenha atualizado e aprenda inglês, pois, provavelmente, o que surgir de novo será propagado nesse idioma e você terá acesso mais rápido a isso. Use as novas tecnologias, ou você não será capaz de enxergar as mudanças que ocorrem.
Se você quiser ir o mais longe possível, tenha pressa em agregar valor às pessoas, às empresas e ao mundo.
Pense no que as pessoas precisam, quais os problemas que as empresas querem resolver e como você pode contribuir para solucioná-los. Acima de tudo, tenha um propósito elevado.
O mundo precisa que você não pense somente em si, mas que faça mais, vá além e contribua para a evolução de pessoas, empresas e governos.
E, quando chegar onde deseja, em sua carreira e na vida, não pergunte: por que a pressa? Outras pessoas também têm o direito de chegar lá. Contribua com elas, compartilhe seu conhecimento e propósitos e, acima de tudo, trabalhe arduamente para entregar o que está sob sua responsabilidade com excelência e dentro dos prazos. Se possível, antecipando-os.
Não vejo dignidade em alguém fazer algo mais devagar e entregar menos do que pode. Você, menor do que é capaz, não serve ao mundo. Seja maior, seja grandioso, sempre!
Vamos em frente!
PS: É ultrajante que um membro da mais alta corte considere normal não ter pressa por justiça. Nossa Justiça é falha, porque tarda. Não somos eternos, e se alguém já chegou lá, por vias diretas ou oblíquas, deveria se esforçar ainda mais para contribuir para os propósitos elevados que deveriam nortear todos em um país com sede de ética, profissionalismo e excelência de nossos entes públicos.