Como a Argentina levou este gestor do céu ao inferno em 2019

Como o gestor Daniel Delabio venceu a maior queda de uma bolsa em 70 anos.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Na primeira participação de Daniel Delabio, no episódio 8 do Stock Pickers, em junho de 2019, sua gestora, a Exploritas, chamava atenção do mercado com excelentes resultados. Grande parte devido a seus investimentos na Argentina.

Em agosto, veio a surpresa: a chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner (candidata a vice), venceu as primárias, contrariando as pesquisas, e o mercado de lá despencou: a segunda maior queda de uma bolsa em 70 anos.

PUBLICIDADE

Mas essa não é uma história triste, é uma história de volta por cima.

Em junho, as cotas do Exploritas caíram 16,95%, e mesmo assim o fundo fechou em alta de 13,38% em 2019. Em 4 meses, o cenário catastrófico foi revertido com uma estratégia que envolveu títulos de dívidas (bonds) ações brasileiras, muita transparência com o cotista e sangue frio. Para a história completa, é só ouvir o episódio.

Small Caps

O programa não falou só sobre aprendizados de 2019, mas também trouxe oportunidade para 2020.

Matheus Soares (analista da ações da Rico) trouxe uma recomendação de small cap: Camil (CAML3). A empresa, líder em um segmento muito pulverizado (tem 9% do mercado), é responsável pelas marcas Camil e União e nos últimos 10 anos conseguiu crescer seu lucro em 20% e receita em 13%.

Por conta da competição, a empresa reduziu sua margem de lucro (de 11% para 6%). O mercado viu precificou nos papéis um desastre, mas nosso analista pensa diferente: a empresa pode ganhar muito mercado no longo prazo, já que, como líder do mercado, essa redução de margem fez com que muitas concorrentes operassem até com margens negativas, enfraquecendo-as.

Estreia

E como nem só de “stock picking” é feito um stock picker, em sua estreia no programa, Lucas Collazo falou sobre oportunidades que enxerga em fundos de crédito privado.

PUBLICIDADE

Na segunda metade de 2019 tivemos um movimento pandêmico de venda nesse mercado. Começou com a pessoa física, que quis sair da renda fixa e exercer seus lucros, e foi longe. O impacto na cota dos fundos que investem nesse mercado foi grande e já há oportunidades muito boas.

Se você quiser saber qual fundo é o melhor para aproveitar essa oportunidade no crédito privado, é só dar play no episódio acima.

Apresentado por Thiago Salomão (analista da Rico Investimentos) e Renato Santiago (do InfoMoney), o Stock Pickers vai ao ar toda quinta-feira a noite. Você pode seguir e escutar pelo Spotify, Spreaker, Deezer, iTunes e Google Podcasts.

Stock Pickers

Stock Pickers é o maior podcast sobre ações do Brasil. Reúne gestores, analistas, traders e investidores em um debate sobre mercado e seus movimentos.