Reclamaram de você? Faça um seguro!

Se você é profissional liberal, já deveria conhecer e ter contratado o E&O
Por  Rafael Monsores
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Existe uma modalidade de seguro de responsabilidade civil direcionado aos prestadores de serviço. Conhecido como E&O (Errors & Omissions ou Erros e Omissões, em tradução simples), seu objetivo é garantir o reembolso das reclamações de clientes e usuários que venham a acionar a justiça em função de danos (corporais, materiais ou morais) por ações ou omissões involuntárias na prestação de um serviço.

Para contratar o E&O, a primeira coisa a saber é que apenas as atividades que têm um código de ética ou estatuto oficial, estabelecidos por conselhos e ordens profissionais que regulamentam as profissões. É o caso de advogados, médicos e arquitetos, por exemplo. Isso é condição sine qua non porque só assim as seguradoras podem avaliar os riscos corretamente.

As coberturas do E&O podem variar, desde a mais completa (conhecida como all risks) até condições específicas, podendo incluir custos judiciais de defesa e a indenização determinada nas ações transitadas em julgado.

Mas como contratar esse seguro e qual o seu custo? Quem determina a importância segurada é quem está contratando, em função das coberturas escolhidas. E o custo da apólice vai ser resultado desse valor aliado às informações que serão prestadas pelo cliente e que são fundamentais na avaliação dos riscos, como a frequência de ações judiciais e o custo médio de indenizações pagas pelo segurado. No fim das contas, o cliente tem de fornecer um conjunto de informações tão ou mais vasto que o perfil preenchido pelo segurado para um seguro de automóvel, residencial ou de saúde.

E como as variáveis são muitas, desde as características da atividade praticada pelo profissional até informações pessoais, passando pelo histórico de reclamações e o tipo de cobertura desejada, as apólices de E&O são muito complexas, feitas quase que sob medida para cada um. Por isso, é importante ter a assessoria de um corretor especializado no assunto.

Desde a edição do Código de Defesa do Consumidor, em 1990, temos desenvolvido uma cultura de consumo muito atenta às falhas e de reclamações cada vez mais constantes e incisivas. Então, pense bem e avalie se não vale a pena se prevenir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até a próxima semana.

Compartilhe

Mais de Seguros e mercado

Seguros e mercado

De olho nos Millennials…

Seguradoras e corretores têm que rever suas práticas e estratégias de vendas, tendo em vista às grandes mudanças de comportamento de consumo, principalmente nas duas últimas gerações.
Seguros e mercado

Vem para o Clube!

Atenção especial para os Clubes de assinatura , modelo que fatura mais de US$ 10 bilhões por ano nos EUA, e que no Brasil começa a crescer e gerar números interessantes.