Para renovar, pontos de atenção. Afinal… “o perigo mora nos detalhes.”

Dando prosseguimento à nossa série sobre renovação. Aqui vão mais alguns pontos importantes a se observar na hora de renovar o seguro do seu carro.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Dando continuidade  às dicas sobre renovação de seguro auto, acredito que já ficou bastante claro para você, leitor, que são muitos os fatores que devem ser levados em consideração no momento da negociação da nova apólice.

Conheça todos os seus direitos, leia as cláusulas (leia-se: as entrelinhas). Durante o período de pesquisa de planos e propostas de seguros, não observe apenas os preços. De certo, as pessoas tendem a buscar o melhor custo, porém se dispersam e deixam de alinhar com o corretor os  benefícios significativos a serem incluídos na proposta para garantir a tranquilidade no momento de se utilizar o seguro.  

Quanto à definição do perfil do condutor, a sinceridade e a clareza do cliente são pontos relevantes e decisivos para que ele venha a contratar um seguro que atenda às suas necessidades e não se decepcione no caso de um possível acidente. 

Lembre-se: não pense apenas em economizar quando o objetivo aqui é contribuir com a sua segurança e/ou com a de terceiros. Assim, a sua decisão quanto aos benefícios a serem incluídos no seguro, futuramente, pode interferir no valor a ser recebido no caso de uma indenização devido a um eventual acidente.

Entenda que, no decorrer do tempo, muitas coisas mudam, exemplo disso uma possível troca de veículo,  troca de condutores, sua idade, índice de roubo ou furto na região que você transita, entre outras situações ocasionais.  Dessa forma, na renovação a garantia de preço menor do que o pago na apólice anterior é um mito. O incentivo de desconto (bônus) por não ter ocorrido nenhum acidente; roubo ou furto no ano anterior, é apenas um quesito na composição do valor da nova apólice e não assegura a diminuição do custo se comparado à apólice anterior.

Fique atento ao valor da franquia!  Ela nada mais é que a parte que você terá que desembolsar para consertar o seu carro em caso de acidente. O problema é quando o cliente não observa o valor da franquia, e é levado apenas pelo preço reduzido do seguro. Muitas vezes a franquia inviabiliza a utilização do seguro, são os casos onde ocorre que o valor da franquia é bastante elevado, não compensando assim recorrer ao seguro.

Por fim, e não menos importante, você deve ficar alerta quanto à época de renovar seu seguro,  você pode perder benefícios de desconto se passar da data que determina o final da sua apólice atual.  E quanto mais apertado o prazo que você tem para renovar, menos análise e poder de negociação terá. Não deixe para cima da hora !

Até a próxima!

Rafael Monsores