A sua carteira de investimentos aguentaria a sua ausência?

Investir para a perpetuidade não é apenas comprar ativos e mantê-los por muitos anos. É fundamental escolher fundos imobiliários que tenham qualidade e sustentabilidade para que continuem sendo relevantes durante todo esse tempo
Por  Marcos Baroni, Marcos Correa
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Será que a sua carteira de investimentos possui as qualidades necessárias para atravessar sozinha momentos de incertezas?

Investir para a perpetuidade não é apenas comprar cotas de fundos imobiliários e segurá-las por muitos anos. É fundamental que você escolha ativos que tenham um certo nível de qualidade e sustentabilidade para que continuem sendo relevantes durante todo esse tempo.

Da mesma forma que muitos investidores costumam esquecer desse objetivo de longo prazo, eles também esquecem de que, no decorrer dessa jornada, imprevistos poderão acontecer.

Quando construímos nossas carteiras de investimentos, precisamos selecionar estratégias e ativos que consigam atravessar, com mais facilidade, períodos de dificuldade, como crises, greves, instabilidades econômicas e até problemas pessoais.

As pessoas, principalmente os mais jovens, tendem a acreditar que são invencíveis, que têm tudo sob controle, que possuem saúde ilimitada e que nada acontecerá com eles. A realidade, porém, é diferente.

Acidentes podem acontecer, você pode ser demitido, doenças podem surgir e contratempos podem aparecer. Existem coisas fora do nosso controle, e aqui vem a grande questão: sua carteira de investimento aguentaria a sua ausência por um tempo maior ou até indeterminado?

Indo além, não precisamos imaginar apenas cenários negativos. Você pode ter o desejo de viajar por alguns meses ou se aposentar e deixar os investimentos no piloto automático. Tenho certeza de que em qualquer uma dessas situações, positivas ou negativas, você não acharia ruim ter uma renda extra constante entrando no seu bolso.

Se você é um investidor que tem foco na perpetuidade, você precisa selecionar bem seus investimentos para que, mesmo em sua ausência, sua carteira possa seguir sólida, gerando renda e trazendo tranquilidade.

Em contrapartida, investidores que seguem uma estratégia na qual é preciso olhar o Home Broker o tempo inteiro podem ter uma maior fragilidade ao longo de sua jornada financeira.

Por exemplo, imagine que você está dirigindo seu carro e solta suas mãos do volante. Você perderá o controle e, eventualmente, baterá em algo. Se você precisa ficar segurando o volante da sua carteira o tempo todo, algo está errado.

Quando investimos em ativos com uma visão de perpetuidade, com atenção à capacidade de eles gerarem resultados mesmo em cenários adversos, temos a tranquilidade de saber que não precisamos, necessariamente, nos preocupar em fazer mudanças bruscas em nosso portfólio.

Pense nos seus investimentos mais como um avião. Apesar de o piloto precisar acompanhar o voo e, potencialmente, fazer ajustes no trajeto conforme o tempo muda, ele não precisa ficar o tempo inteiro com as suas mãos no leme, pois o piloto automático foi bem definido, antes do início da viagem.

Ademais, um dos objetivos dos investimentos é fazer com que o seu dinheiro trabalhe por você, e não o contrário. Eles existem para trazer paz, e não para tirá-la. O seu tempo e atenção devem estar direcionados ao seu trabalho e sua principal fonte de renda, para que o resultado deles possa ser investido e render ainda mais.

Se você estiver olhando sua carteira de investimentos todo dia, a todo instante, ainda mais falando de fundos imobiliários, será mesmo que podemos considerá-la uma carteira de renda passiva?

Portanto, pense em sustentabilidade e perenidade. Quando trabalhar na sua estratégia, foque em ativos que permitam a você dormir tranquilo e que suportem a sua ausência por algum tempo.

Não estamos incentivando você a deixar de acompanhar onde coloca seu dinheiro, mas, sim, reforçando a importância de buscar ativos sustentáveis, de maior qualidade e que não demandem acompanhamento tão intenso.

Assim, se você acredita que precisa acompanhar seus ativos muito de perto constantemente, talvez você não tenha montado uma carteira de investimentos sólida e pode ter incluído mais risco do que deveria.

Inclusive, esse é um dos grandes pilares que seguimos para montar a nossa seleção na Suno Research: ativos de alta qualidade e uma estratégia perene para que os assinantes possam seguir as nossas orientações com tranquilidade.

Professor Baroni Marcos Baroni, professor há 24 anos, graduado na área de Tecnologia da Informação e pós graduado em Educação. Investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e, há cerca de 12 anos, leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre Fundos Imobiliários. Co-autor dos Livros Guia Suno FIIs e 101 Perguntas e Respostas sobre FIIs, Analista CNPI, Consultor CVM e Sócio da Suno Research.

Compartilhe

Mais de Professor Baroni