Déficit no balanço mundial de açúcar deve chegar a 8,88 mi de toneladas

De acordo com a DATAGRO, quatro fatores foram determinantes para a revisão dos dados
Por  Guilherme Nastari
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O balanço mundial de açúcar na safra 2016/17 (out/set) deve apresentar um déficit de 8,88 milhões de toneladas, valor cru, contra 7,10 milhões de toneladas previstas anteriormente. A estimativa é da consultoria DATAGRO, que também elevou o déficit para a safra 2015/16, passando de 6,21 milhões de toneladas para 7,72 milhões, valor cru.

Segundo a DATAGRO, quatro fatores foram determinantes para a revisão dos dados. O primeiro deles é a queda na produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil deve passar de 34,1 milhões de toneladas, ante 35,2 milhões previstas anteriormente.

Em contrapartida, a consultoria credita uma maior produção de açúcar no Norte-Nordeste brasileiro como um dos motivos na alta do déficit mundial, onde o volume irá passar de 2,62 milhões de t na safra anterior para 3,30 milhões de t, tel quel.

A produção de açúcar na Índia também pode crescer na atual temporada, de 21,5 milhões de t para 22,4 milhões de t, fato que contribui para a revisão no balanço da safra.

Por último, a produção de açúcar na União Europeia foi revisada para baixo. Antes estimada em 17,5 milhões, a produção da commodity deve ser de 16,3 milhões em 2016/17 (jul/jun). 

Compartilhe

Mais de Por dentro Agronegócio