Renda Cidadã: saída por financiamento via rolagem de precatórios traz insegurança jurídica

A mudança do texto constitucional é possível via PEC, mas pode haver resistência do Supremo

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Jair Bolsonaro – reunião com líderes em 28 de setembro (Foto: Alan Santos/PR)

Ter como uma das fontes de financiamento do Renda Cidadã a rolagem dos pagamentos de precatórios é uma questão controversa juridicamente. A mudança do texto constitucional é possível via PEC, mas pode haver resistência do Supremo Tribunal Federal apoiada nos princípios de validade das determinações judiciais e insegurança jurídica.

Sobre prorrogações de pagamento de precatórios dos estados e municípios, ficou definido que atrasar ainda mais os pagamentos importa em desrespeitar decisão judicial que reconheceu a dívida.

Mesmo com a argumentação dos estados, alguns ministros ainda se colocam contra o uso do valor provisionado para precatórios para outras finalidades.

As justificativas que os estados usaram para pedir a postergação dos pagamentos, em geral, não se aplicam à União: a União Federal não tem atrasos no pagamento de precatórios, não tem grande estoque de precatórios a pagar e não tem qualquer dificuldade de financiamento.

Dentro da esfera técnica há essas dúvidas, mas o trabalho político do Planalto terá grande relevância. O mundo jurídico agora quer saber como o mercado e o ministro Paulo Guedes entendem as consequências, positivas e negativas, desse caminho.

Há ainda a discussão sobre se isso não se enquadraria como crime de responsabilidade, o que pode ser trazido à tona em algum eventual momento de crise ao longo do mandato.

Receba o Barômetro do Poder e tenha acesso exclusivo às expectativas dos principais analistas de risco político do país
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.

XP Política