Pete Buttigieg lidera disputa apertada na primária democrata de Iowa

Foram divulgados os resultados parciais, com apenas 62% das urnas apuradas, e os números totais podem não ser apresentados

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre
(Wikimedia)

O caucus de Iowa, evento que dá largada às primárias americanas, aconteceu ontem (3). Os resultados eram esperados pela madrugada, mas o anúncio foi adiado por problema no aplicativo utilizado para registrar os votos.

Às 19h desta terça-feira foram divulgados os resultados parciais, com apenas 62% das urnas apuradas, que mostram Pete Buttigieg na liderança com 26,9% dos delegados. No momento, não se espera que os resultados do restante das urnas sejam resgatados.

O anúncio marca uma vitória importante para o candidato que registra pouco apoio no plano nacional – por volta de 7% nas últimas pesquisas – mas não surpreende porque Buttigieg sempre obteve maior apoio no estado.

PUBLICIDADE

Como escrevemos em relatórios anteriores, a vitória Iowa tem o potencial de impulsionar a campanha de um candidato, tal como foi o caso para Barack Obama em 2008. Será possível observar se Buttigieg se beneficiou do “efeito Iowa” apesar do imbróglio da contagem nas próximas votações em New Hampshire (11), Nevada (22) e South Carolina (29).

Vale lembrar que um dos fatores que ajudou Buttigieg em Iowa é a falta de diversidade no estado. Buttigieg ainda tem dificuldade em conquistar o apoio de minorias, o que pode impedir seu sucesso em estados mais diversos como South Carolina.

Além de seu crescimento, um dos fatos mais relevantes do resultado é o forte desempenho de Bernie Sanders, que ficou em segundo lugar em número de delegados (25,1%) e ganhou o voto popular, confirmando a tendência que temos observado nas pesquisas.

Também, Joe Biden, o favorito nas pesquisas até o momento, obteve pouco apoio, ficando em quarta colocação com 15,6% dos delegados. O forte desempenho de Buttigieg deve revitalizar a campanha do prefeito, dividindo ainda mais o voto do centro, o que pode impactar Biden nas próximas votações.

XP Política