Eleições EUA 2020: perguntas e respostas sobre as primárias de Iowa

Um bom desempenho no evento pode ajudar a impulsionar a campanha de um candidato

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Hoje começam as primárias democratas nos EUA com os caucuses de Iowa. Embora o estado represente cerca de 1% do eleitorado americano, os caucuses se tornaram um evento simbólico no processo democrático do país porque são a primeira parada no calendário eleitoral e, portanto, atraem a atenção da mídia, eleitores e doadores. Um bom desempenho no evento pode ajudar a impulsionar a campanha de um candidato.

O que você precisa saber sobre o evento:

Como funcionam os caucuses?

Em vez de ir às urnas, os eleitores de Iowa se reúnem em 1.681 localidades designadas em todo o estado – geralmente escolas, igrejas ou prefeituras – para discutir e selecionar o candidato que representará o partido na disputa presidencial.

PUBLICIDADE

O evento é inaugurado por representantes de campanha que discursam sobre seus candidatos. Em seguida, os eleitores se dividem em grupos com base no candidato escolhido, fisicamente se separando em diferentes cantos do local. Após contagem, os grupos de candidatos que obtiverem menos de 15% do número total de eleitores presentes devem se realinhar ou ir embora. Os eleitores de candidatos com 15% ou mais de apoio não podem mudar de grupo.

Posteriormente, os participantes tentam convencer outros eleitores a se unirem a seus grupos. E, finalmente, os eleitores se alinham pela última vez. Embora nos últimos anos tenha havido mais de duas rodadas de votação, novas regras determinam que os grupos sejam formados apenas duas vezes.

Como isso se traduz em delegados?

O Partido Democrata correlaciona os resultados dos grupos em delegados de acordo com a quantidade de apoio obtida pelos candidatos em cada distrito. Este ano, os cálculos podem ser mais complexos, pois o Partido divulgará o total de votos antes do realinhamento e o total de votos finais, o que pode atrasar os cálculos finais.

Que horas acontecem os caucuses?

Os caucuses de Iowa acontecem hoje às 19h CT (22h em Brasília) e duram por volta de uma hora.

Quando saberemos os resultados?

Os primeiros resultados devem começar a sair partir das 19h45 CT, mas os resultados finais devem ficar claros pela madrugada. Nas eleições de 2016, por exemplo, ficou claro que Hilary Clinton tinha uma vantagem sobre Sanders por volta de 1 da manhã do dia seguinte à votação, e o anúncio oficial foi feito às 13h pela Associated Press. A candidata obteve 23 delegados com 49,84% dos votos, enquanto Bernie Sanders garantiu 21 com 49,59%. Vale ressaltar que o novo formato no qual os resultados serão divulgados poder atrasar mais o anúncio.

Certos candidatos podem se beneficiar do processo?

Dado que o processo leva tempo e que o tempo é muito frio nesta época do ano em Iowa, os frequentadores de caucus geralmente são muito engajados. Isso tende a favorecer candidatos como Bernie Sanders, cuja base de apoio é muito fiel. A natureza zelosa dos eleitores de Sanders também pode ajudar o candidato na parte de discussão dos cáucuses.

PUBLICIDADE

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

XP Política