Fechar Ads

Não percam a 4ª Semana de Educação Financeira e Previdenciária – ENEF – de 8 a 14 de maio !!!

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), segundo seu site significa: “A uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. A estratégia foi instituída como política de Estado de caráter permanente, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial. O objetivo da ENEF, criada através do Decreto Federal 7.397/2010, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A estratégia foi criada através da articulação de sete órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil, que juntos integram o Comitê Nacional de Educação Financeira – (CONEF).“
Por  Valdir Domeneghetti
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caras/os Leitoras/es,

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), segundo seu site significa: “A uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. A estratégia foi instituída como política de Estado de caráter permanente, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial. O objetivo da ENEF, criada através do Decreto Federal 7.397/2010, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A estratégia foi criada através da articulação de sete órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil, que juntos integram o Comitê Nacional de Educação Financeira – (CONEF).”

Esta estratégia tem, dentre outras ações, promover anualmente a Semana de Educação Financeira e Previdenciária (ENEF). Em 2017 será a 4ª edição e segundo a  Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), uma das signatárias da ENEF: “vai reunir diversas iniciativas gratuitas com o objetivo de promover a informação, orientação e formação sobre educação financeira e previdenciária no país, de forma a contribuir para a tomada de decisões conscientes por parte dos cidadãos, participantes e assistidos. Neste ano, o evento acontece no período de 8 a 14 de maio”.

Esta 4ª Semana ENEF está no bojo das ações conduzidas pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), o qual tem como signatários pessoas ligadas ao Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), além de outros órgãos, entidades governamentais e organizações da sociedade civil.

Ainda segundo a PREVIC: “No aspecto financeiro, a 4ª Semana ENEF busca contribuir para a melhoria da administração dos recursos próprios dos cidadãos, o controle dos gastos, a capacidade de poupar, além de aprimorar a compreensão sobre o planejamento financeiro. Em relação à previdência, a iniciativa tem por objetivo estimular o planejamento e a poupança de longo prazo de forma a assegurar uma renda adicional para o período pós-aposentadoria.”

Para maiores informações e  acesso ao conteúdo da Semana ENEF, aos cursos online ou presenciais de cada estado, acesse a página http://www.semanaenef.gov.br/agenda-oficial/. Esta página é atualizada com frequência com novas ações e iniciativas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A PREVIC recomenda que a imprensa em geral, entidades de classe, entidades de defesa do consumidor e demais intervenientes do processo, divulguem o cronograma desta 4ª Semana de Educação Financeira e Previdenciária (ENEF), como o objetivo de atingir o maior número de pessoas físicas possíveis.

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhe

Mais de Painel Contábil

Painel Contábil

Compliance Fiscal: Enfim um olhar diferente do Fisco!

É sabido que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo e instável. Esse ambiente, que garante pouca segurança jurídica aos contribuintes, gera um contencioso fiscal de grandes proporções e a percepção de que, por maior que seja o investimento e o esforço, é impossível cumprir todas as obrigações tributárias previstas em nossas leis.