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Controles internos: mecanismo fundamental para a área de controladoria

A informação é a matéria-prima de todo o processo decisório. Embora as decisões sejam tomadas procurando atingir um desejado estado futuro, é no passado e no presente que gestores se baseiam para alicerçarem as suas escolhas entre várias alternativas de decisões existentes. Nesse contexto, a contabilidade e outras formas de registros de dados existentes na empresa são instrumentos poderosos de apoio ao processo decisório.
Por  Luciane Reginato
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A informação é a matéria-prima de todo o processo decisório. Embora as decisões sejam tomadas procurando atingir um desejado estado futuro, é no passado e no presente que gestores se baseiam para alicerçarem as suas escolhas entre várias alternativas de decisões existentes. Nesse contexto, a contabilidade e outras formas de registros de dados existentes na empresa são instrumentos poderosos de apoio ao processo decisório.

A informação contábil e outras provindas de fontes diversas de registros, por si só, não são suficientes para garantir que tudo aquilo que tenha acontecido no âmbito interno da organização esteja refletido naquelas fontes, não apenas em função de que nem todos os fatos ocorridos sejam mensuráveis, mas, também, porque existem comportamentos individuais que não são passíveis de quantificação. Eles podem se constituir em atos lesivos aos objetivos da empresa. Nesses casos, decisões podem ser tomadas em situações insatisfatórias, por não se conhecerem todos os elementos que possibilitem uma avaliação inequívoca do cenário em que elas ocorrem.

O fator que pode fazer a diferença entre uma informação segura para a tomada de decisões de outra que não o seja é justamente a robustez do sistema de controles internos. Na medida em que ele seja coeso, e que proteja a gestão através de mecanismos de detecção de erros operacionais não identificáveis pelo banco de dados da empresa, que afetem a qualidade da informação, e que corroborem para preveni-los, torna-se o pilar central da contabilidade e de outras fontes de informações, por assegurar-lhes que todos os eventos quantificáveis estejam convenientemente registrados.

Há, porém, como já observado, os eventos não quantificáveis, que refletem os comportamentos de funcionários e que, dependendo de seu curso, podem levar gestores a tomarem decisões inadequadas ou, simplesmente, a gerarem prejuízos para a organização, decorrentes de conflitos de interesses entre os seus funcionários e sua administração. É nesse particular que a importância do sistema de controles internos se completa, tornando-se um instrumento de gestão imprescindível para áreas, como a de Controladoria, que dependem da informação para a execução de suas atividades, mitigando o risco de desconhecimento do real cenário em que tais atividades são executadas.

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