Zero acidentes de avião hoje

Juros Americanos seguem abrindo ainda em resposta ao Payroll e Powell.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

No poker existe um conceito de Continuation Bet. Mistura de estratégia, puro bias e medo de parecer fraco. Você fez um movimento pré-flop, não bateu nada para você e você repete a aposta, para evitar que alguém roube sua ação. Essa foi a história das treasuries ontem. Repetiu quase exatamente o movimento de sexta, pós-Payroll. Discurso do Powell seguiu consistente (evento raro) ao longo do fim de semana, juros abriu mais uma pernada. Poker também tem um outro conceito: slow-play. Esse você usa quando tem uma mão forte, não faz uma aposta equivalente, esperando alguém se antecipar e cair na sua armadilha. Temos isso no mundo real também. Ontem a Austrália decidiu manter seus juros parados, mas telegrafou a mão forte (inflação na meta) que tem. Parece estar esperando alguém agir primeiro, para então cortar. Aqui, agir antes implica sua moeda apanhar. Já é (quase) corte de juros na Austrália!

Num jogo de Poker, a decisão do campeão é dada por um processo claro, de rodadas e vitórias, fichas sendo passadas de um lado para o outro, e quem estiver com mais fichas no final (ou quem tiver TODAS as fichas no final), é o campeão. Essa ideia é bastante diferente da realidade de alguns países, em suas tomadas de decisão em relação à liderança. El Salvador decidiu no voto seu novo presidente. Com mais de 85% dos votos, Nayib Bukele foi reeleito. Uma série de comentários aqui: i) na El Salvador atual, não é permitida reeleição; ii) esse é o presidente que ‘depositou’ boa parte das reservas oficiais do governo em Bitcoin e transformou a criptomoeda em moeda oficial do país (em 2021); e iii) no mundo atual, quem raios consegue 85% dos votos? Bom, mudanças de regras (como aposentar antecipadamente 1 terço dos juízes do país com uma medida só) em cima da hora não são exatamente uma raridade no país, ok. E em março desse ano, vamos ter outra “eleição”: no Irã. Só que lá, é ainda menos transparente. Um grupo de senhores bonzinhos decidem quem será o próximo Líder Supremo. Um processo que o mundo só viu uma vez antes e não atrais particularmente estabilidade.

E por fim, vale buscar as boas notícias. São tão raras nos jornais quanto abundantes na vida real. Vale destaque para o texto do Wichmann e do Gitz sobre filosofia de investimento aqui. E, é claro, vale reunir os amigos para um bom jogo de poker, para aplicar todos os conceitos apresentados aqui hoje. E isso, meus amigos, é sempre uma boa notícia.

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos