Uma montanha-russa de emoções

Agenda cheia, prometendo volatilidade.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Passamos pelo IPCA, ufa. O índice cheio machucou, mas a abertura veio relativamente boa. No todo, dado misto, ligeiramente melhor que o esperado. Mas agora, para essa semana temos agenda cheia. Aqui no Brasil, olho na ata do COPOM, logo amanhã. Lembre-se de que a decisão foi dividida de um jeito que ninguém gostou. Além de termos uma semana pesada de balanços corporativos. Vai ser uma montanha-russa de emoções.

Nos EUA, bastante coisa também. Nada menos do que 9 diretores do Fed vão falar essa semana. E, se isso não bastasse, no meio da semana temos CPI e PPI, dados de inflação que podem tirar o mercado de cima do muro, entre um e dois cortes ainda esse ano (ou mudar completamente, claro, nada na pedra). Como eu disse, vai ser uma montanha-russa de emoções.

E do outro lado do mundo a China também vem fazendo barulho. Durante o fim de semana saiu do CPI de lá, mais forte que o esperado pelo mercado. Se você não está acompanhando, inflação na China é boa notícia, diferente do resto do mundo. Se tem mais CPI, tem mais atividade. Se tem mais atividade, minério de ferro é para cima, e é para lá que a cotação está indo. Mas nem tudo são flores inflacionárias. Na sexta vai ter um leilão importante de títulos da dívida chinesa de longuíssimo prazo. Se não tiver uma demanda equivalente, pode estragar o clima. Por fim, montanha-russa de emoções.

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos