Mercados Globais

CPI na Europa surpreendendo pra baixo e PIB (Focus) surpreendendo pra cima.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Imagine que você é um gestor global, sentado na City (Londres), clima sempre sem graça, roupas sempre elegantes e sempre de chapéu. Você chega ao seu escritório no começo de abril de 2024, e seu analista de emerging markets, John, está te esperando na sua sala. Ele quer falar com você sobre um novo país, que vocês nunca investiram antes. Há uns seis anos, o país passou por uma série de reformas importantes e nos últimos meia-dúzia de anos, o país surpreendeu os analistas em termos de crescimento. Balança comercial está bem ok, a bolsa está bem barata e a moeda está apanhando até que pouco. Ainda é emerging markets, é claro, mas entre seus pares é surpreendentemente estável do ponto de vista institucional. De fato, há alternância de poder. No final do ano passado a expectativa do mercado era um crescimento para 2024 na casa de 1,52% e em 3 meses já subiu para 1,89%. A inflação, que era esperada ficar em 3,90%, agora esperam em 3,75%, isso com os juros já em queda. Você promete ficar de olhar – mas outra hora.

Sua próxima reunião é com o time de analistas de Developed. Ufa, vamos falar de mercados de verdade! A analista que cobre Europa, Julie, está feliz. CPI da zona do euro surpreendeu pra baixo. Como a Suíça já cortou, você começa a ficar animado com um corte no velho continente. O Euro já começa a cair frente a libra esterlina e você pensa em montar uma posição ali. Na sequência, o cara que cobre Ásia, Nichols, sempre pessimista, sempre com más notícias. Ok, terremoto e tsunami, nunca são legais para investimentos. Parece que pegou Taiwan e Japão – de novo. Ele se preocupa se será agora que a China entra de fato em Taiwan “para ajudar na recuperação” (e não sair nunca mais). Você lembra dos seus dias de estagiário, operando em Hong Kong, antes da Rainha entregar o território para Pequim. Sente um calafrio e um fio de suor descendo e isso te lembra que seu chá preto está esfriando.

Por fim, sua última reunião antes do almoço. Lá vem aqueles dois geeks de alternativos, Frederic e Peter. Aposto que vêm falar de crypto, quer ver? “Morning boss”, começam “estamos há umas duas semanas do Halving de Bitcoin, lembra que eu te falei?”. Sabia. Você dispensa os dois o mais rápido que pode, mas fica o resto da manhã pensando nisso. Será que tem mais risco em Bitcoin do que naquele paízinho que o John comentou? Como era o nome mesmo?

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos