Folha de pagamento não-agrícola

Em dia abarrotado de coisas importantes, a principal é a mais clássica: o principal dado mensal de emprego dos EUA.

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Agora sim. Acabou o (interminável) mês de janeiro e já falamos o que tinha para falar dos acontecimentos do dia 31. Está aí um mês que não sentirei falta. Mês de ressaca, igual aos olhos da Capitu. Para hoje, um monte de coisas importantes. Vamos falar disso, mas o primeiro, o segundo e o terceiro lugar, é o Non-Farm Payroll. Teoria de jogos aqui. É importante por três motivos: um, porque o FOMC disse que é importante; dois, porque todo mundo acreditou; três, porque todo mundo acredita que os outros acreditaram. Todo mundo vai reagir à reação que acreditam que os outros vão ter, em função da reação reagida do reagente. Ou, como disse a grande pesquisadora de teoria de jogos, Negra Li, “Eu sei que você sabe que eu sei que você sabe (que é difícil de dizer)”. Ou seja, reaja, meu amigo.

John Nash, um outro pesquisador menor da teoria de jogos, acabou ganhando um prêmio merreca lá em Estocolmo, por conta da aplicabilidade prática da teoria, em campos como economia e a própria guerra. E ontem rolou uma história de cessar-fogo em gaza, depois caiu, depois voltou, depois caiu e já nem sei mais qual é a história completa. A informação mais importante é aquela que você não pode ter. Você corre atrás (como a Ferrari, atrás de um piloto para ter chance contra o Verstappen – aliás, viu as ações da Ferrari ontem? não foi o Hamilton, mas na minha fanfic, foi), mas está sempre encoberta por véus espessos. O que ficou às claras, foi a performance das Magnificent 7. O nome faz referência à história dos sete samurais defendendo um vilarejo, e que belo trabalho de defesa do S&P 500 esses samurais magníficos têm feito, particularmente o Zuck-san e o Bezos-san (Jobs-san perdeu espaço dessa vez).

Além disso, vale ficar de olho (na reação do mercado à expectativa da sua reação) na decisão de ontem do BoE. Manteve os juros parados, conforme esperado, mas a dispersão dentro do comitê, é um estudo de caso. Seis dirigentes votaram por manutenção dos juros, dois por elevação e um por corte. Sir Arthur Conan Doyle e Maurice Leblanc teriam coisas antagônicas para te falar sobre isso. Por fim, e muito, muito importante, ficam as novas regras brasileiras para emissões de papeis isentos (LCI, LIG, LCA, CRI e CRA). Vai ser bem mais restrito, bem mais raro e bem mais coerente com o objetivo do programa. O contribuidor Alexandre, gostou (melhor uso do dinheiro público). O investidor conservador Alexandre, ficou triste (vai ter menos opções de isentos). O trader de crédito Alexandre, ficou animado (maior procura e menor oferta, deveria significar algum fechamento de spreads).

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos