Discursos Combinados

Alinhar discurso é fácil. Fazer a realidade colaborar com seu discurso, já é mais complicado

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O Paradoxo de Creta conta a história de Epiménides. Este diria que era sempre um mentiroso. A partir dessa afirmação você não podia concluir se ele era de fato um mentiroso, o que faria a afirmação ser falsa e, portanto, ele não estava mentindo, então, se era verdade, ele era mesmo um mentiroso. Na noite desse domingo, outro Paradoxo, menos intrincado. Notícias de que caiu um helicóptero. Era do presidente do Irã. Ele estaria dentro. A procuradoria do Irã diz que não, que nenhuma aeronave caiu. Caiu, não caiu, morreu, não morreu. Por via das dúvidas, o exército tomou as ruas de Teerã. Bem, na verdade, o exército não. A guarda revolucionária. A mídia pediu então para ver o presidente vivo. Levou algumas horas, mas como não tinha presidente vivo para mostrar, confirmaram sua morte, a princípio, por acidente. Uma série de ministros, secretários e o presidente juntos. Acidente. Não confunda o presidente com o líder supremo. Ambos são importantes, mas o termo “supremo” te dá uma dica de qual é mais.

Aí você vai para américa. Você marca uma reunião. Combina o discurso. Discute. Treina. Alinha. Todo mundo de acordo? Sim. Certeza? Sim. Ok, então vai lá e fala exatamente o que a gente combinou, tá bom? Tá bom. Tem certeza, Jay? Tenho sim, fica em paz. Não fez, não tinha e não deu paz. Mal acabou o discurso do Powell, já temos vários diretores do Fed desmentindo. Bem difícil. Já se acumulam esse mês o que deve ser um recorde de diretores falando que os juros vão ficar altos. Para essa semana temos mais 20 discursos de diretores planejados. Mercado faz os ouvidos moucos. Parece claro que a vontade real é de corte, independentemente dos discursos.

Tivemos também o Putin e o Xi se encontrando em Pequim. “Meu velho amigo”, dizem. Em entrevista conjunta exaltam a importância da relação China-Rússia para a estabilidade e a paz mundial. Acho que eu vi errado. Onde eles estavam dia 24 de fevereiro de 2022? Onde eles estavam no rolo do território de <DropBox> [Hong-Kong/Tibete/Taiwan/Caxemira/Others]? Bom, “meus velhos amigos”, deixem para lá. Um brinde à estabilidade global!

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos