Agenda cheia na semana – olho no PCE

Em semana cheia de dados, o mercado vai acompanhar de perto o PCE na quinta-feira

Alexandre Aagesen

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Semana cheia de dados, pedindo volatilidade, mas, no final, todos de olho no mesmo lugar: PCE na quinta-feira. Esse é o cara que pode fazer mais preço, mas, pra curto prazo, vale olhar IPCA-15 (acelerando pra cima), IGP-M (acelerando pra baixo), PIB do quarto trimestre (aqui e revisão lá nos EUA) e dados de emprego por aqui (mercado ainda apertado, mas desemprego deve subir com sazonalidade). Temos também uma porrada de divulgação de resultados (será que agora Americanas vem?) e continuação dos eventos de crédito (será que agora Americanas vem? – parte 2; e o plano da Light que foi rejeitado – parte 2 também).

Mudando de assunto, eu tenho um problema fundamental com o vinagre. Quer lavar a salada? Vinagre. Quer tirar mancha de uma blusa? Vinagre. Precisa fazer um veneno de alguma coisa? Vai ter vinagre no meio. Produto de limpeza caseiro? A receita vai ter vinagre. E ainda tem gente que coloca na salada e come! Parece muito com o sentimento do mercado. S&P subiu, mas não está caro? E culpa da AI. Desemprego baixo, mas sem pressionar inflação? Produtividade da AI. Problemas geopolíticos no mundo? AI, claro. Existem outros temperos, mas o mercado tem dessas: um só tema de cada vez. Desta vez, é a AI e, particularmente, Nvidia: o vinagre do S&P; a Taylor Swift do mercado; o nuggets do lanche infantil.

E, falando em nuggets, todos os dias, o galo Chantecler acorda de madrugada e canta. Seu canto acorda o sol, que logo depois nasce brilhante no horizonte. Todos os dias, o galo orgulhoso garante que é ele que fez o sol nascer, e a avaliação empírica garante que é assim. Mas uma noite mal dormida deixa Chantecler exasperado, quando acorda mais tarde e descobre o sol já brilhando, mesmo sem a predeterminação da ave. i) Correlação não é causalidade: apesar de ambos os acontecimentos (o canto do galo e o nascer do sol) serem altamente correlacionados, não há relação causal do canto para o sol. ii) Sua experiência pessoal em relação a tudo que acontece e aconteceu no mundo representa (muito) menos que 0,000001%, mas mesmo assim você acredita que o que você está vendo é a verdade absoluta em todos os casos. iii) Nem tudo que alguém diz ter feito pessoalmente, mesmo que mostre a obra finalizada, deve ser de fato atribuído ao interlocutor (na verdade, pouquíssimas coisas o devem). Esses três pontos valem para Chantecler, valem para AI, valem para o seu político favorito, valem para este que vos fala e valem em dobro para o Powell (só pra não perder o costume).

Continua depois da publicidade

Ficou com alguma dúvida ou comentário? Me manda um e-mail aqui.

Tópicos relacionados

Autor avatar
Alexandre Aagesen

Com mais de 16 anos de mercado financeiro, é CFA Charterholder, CAIA Charterholder, autor do livro "Formação para Bancários", professor convidado e Investor na XP Investimentos