VENDAS DE VEÍCULOS??? SÓ NO INTERIOR DO PAÍS…
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Se você – assim como eu – é morador da cidade de São Paulo e utiliza o carro como locomoção para o trabalho, escola, lazer e afins… Provavelmente ficou “radiante” com a implementação dos novos corredores de ônibus.
A velocidade média, que nós motoristas tínhamos, era de um jabuti! Agora, estamos no mesmo nível de um caracol (NÃO! Não estou me referindo ao caracol do desenho TURBO).
O ponto aqui que passamos a ponderar é que, somente nos últimos cinco anos, foram despejados no mercado mais de 16,5 milhões de carros! Nos nossos modelos, estamos prevendo para os próximos três anos (2014-2016) demanda de mais ou menos 11,2 milhões de carros!
E você, assim como eu, morador da linda e bela São Paulo, sabe que o atual sistema viário não comporta mais nem um velotrol, imagina então alguns milhões de veículos…
Soma-se a isto os inúmeros anúncios de novas montadoras se instalando no país (como por exemplo: a BMW, JAC e Chery) além de outras aumentando as suas fábricas, ou então implementando um terceiro turno. O grande ponto é: AONDE ESTÃO OCORRENDO AS VENDAS DE CARROS?
Bom, como somos curiosos, fizemos um levantamento dos últimos cinco anos e chegamos a algumas conclusões interessantes:
- Em 2009, registramos que as vinte e sete capitais dos estados detinham 46% do volume de vendas. Ou seja, de cada 100 vendidos, 46 ficavam nas capitais e os outros 53 iam para os mais de 5.000 municípios.
- Esse percentual está decrescente desde 2009, e neste ano registramos que as capitais detém 41% do total de carros vendidos.
- Em algumas regiões, como a Sul e Sudeste, esses percentuais estão entre 25% e 38%. Já nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste registramos índices próximos a 58%. Porém, foi nestas três regiões que obtivemos as maiores perdas de Share das capitais.
O gráfico abaixo exemplifica melhor o que queremos mostrar.
O que estamos notando, é que nos últimos sete a oito anos, as vendas de veículos estão cada vez mais concentradas no interior do país. Ou seja, os grandes centro urbanos (como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife), estão perdendo atratividade para os demais municípios de seu estado.
Essa mudança no perfil geográfico das vendas de veículos é um dos fatores que o crescimento econômico gerou nos últimos dez anos. Se analisarmos as informações do IBGE, perceberemos que as regiões que mais cresceram foram as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, além do interior de todos os estados.
Aproveitamos e fizemos mais um comparativo: Analisamos as vendas do ano de 2009 (janeiro a julho) e comparamos com a deste ano. Um dos pontos que verificamos é que as vendas deste ano são 22,6% maiores do que as do ano de 2009. Contudo, nas capitais, esse crescimento é de 9,5%, e no interior dos Estados, de 33,7%.
Além disso, registramos que quatro Capitais brasileiras estão vendendo menos do que vendiam no ano de 2009, e você, caro motorista paulistano, saiba que São Paulo está vendendo 7,3% a menos do que vendia em 2009.
O gráfico abaixo mostra como está o crescimento nas vendas de veículos dividido entre capital e interior.