Vendas de Veículos recuam -19%
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O ano mal começou e as vendas de veículos despencaram! Com 243,8 mil carros vendidos em janeiro, o setor registrou queda de -31% sobre dezembro do ano passado, quando houve a comercialização de 353 mil carros.
OK… sabemos que no mês passado houve uma série de antecipações de compra (estimamos entre 42 a 48 mil veículos); nos últimos dois meses do ano há um aumento de dinheiro em circulação, entre outros fatores; mas, mesmo assim, a queda foi muito acentuada!
Para sermos mais realistas, vamos comparar com janeiro de 2014, onde tivemos 300 mil carros vendidos e apuramos queda de -18,6%.
Mesmo considerando o que já apontamos em nossos estudos – a antecipação de comprar na ordem de 42 a 48 mil veículos – estamos trabalhando com um mercado retraindo-se por volta de -5%.
Vou resumir a história:
O ANO NEM COMEÇOU, MAS JÁ É UM ANO PERDIDO.
O grande problema é que não será o “ano” perdido… Já estamos no “terceiro” ano perdido.
Para algumas marcas, essa condição é diferente!
Se pegarmos o desempenho do nosso quarteto fantástico asiático (Honda, Hyundai, Nissan e Toyota) elas fecharam esse primeiro mês com uma queda nas vendas altamente aceitáveis, com índices de: -7,5%; -3,5%; -4,8% e -2,6%, respectivamente. Além disso, o caso da Toyota ainda é um pouco mais interessante. No começo do ano passado, estava com baixa demanda do seu carro chefe (Corolla), uma vez que ele seria substituído. Se pegarmos o faturamento dela em janeiro de 2014, havia vendido R$ 982 milhões contra R$ 1,027 bilhão deste mês. Ou seja, um crescimento de 4,6% no seu faturamento.
Do lado debaixo, podemos pegar o nosso trio francês (Citroen, Peugeot e Renault), que teve as maiores quedas neste mês, com: -43,4%; -44,3% e -29,1%, respectivamente.
Aqui existe um primeiro olhar interessantíssimo na mudança do perfil de consumo do consumidor brasileiro. Na primeira onda de investimentos das news commers, o carro francês era o mais desejado entre os consumidores (mais ou menos o que o nosso quarteto fantástico asiático é hoje). O que é interessante de se notar é que, num espaço de menos de uma década, perderam todo o seu frenesi e estão se tonando mico, apesar de toda a qualidade que existe nos seus produtos.
Agora, quem deve estar angustiado mesmo devem ser as “quatro grandes” (Fiat, Ford, GM e VW). Falando em Market Share, as quatro grandes (??) fecharam o mês de janeiro com cravados 66% de mercado – em resumo, 2/3.
Mas o buraco é um pouco mais embaixo. Vamos fazer uma conta bem simples: a nossa clássica conta de padaria.
Em janeiro de 2007, tivemos um mercado de 144,6 mil carros; como vendemos 243,8mil neste mês que passou, tivemos um incremento de 68,6%. Só que, as quatro grandes tiveram um desempenho de apenas 34,9%. Todas as outras marcas juntas cresceram 227,4%. A perda (apenas no mês de janeiro) para as quatro grandes foi de quase 41 mil carros para as outras marcas.
Se lembra que falamos que hoje elas têm 66% do mercado? Então… em 2007, tinham 82,5% do mercado de autos!
O Share do mês de janeiro ficou assim:
FABRICANTE 2007 2015
FIAT 24,78% 20,37%
GM 19,68% 19,23%
VW 24,69% 16,19%
FORD 13,34% 10,22%
4 GRANDES 82,49% 66,01%
HYUNDAI 0,40% 7,20%
TOYOTA 3,35% 5,13%
HONDA 2,25% 4,12%
NISSAN 0,38% 2,46%
ASIATICAS 6,38% 18,91%
RENAULT 3,36% 6,31%
CITROEN 2,09% 1,45%
PEUGEOT 3,38% 1,14%
FRANCESAS 8,83% 8,90%
OUTRAS 2,30% 6,18%
O pior do setor automotivo, é que tudo está ruim. As vendas de caminhões (um grande sinalizador do aumento ou da diminuição de investimentos), fechou o mês com 7.674 caminhões vendidos, queda de -29% sobre janeiro do ano passado, quando tivemos 10.773 caminhões vendidos. Marcas focadas em caminhões pesados e extrapesados (Volvo e Scania), registraram retração neste mês de -43,34% e -54,33% respectivamente. Uma das poucas que se salvaram foi a Ford (que voltou com a linha F) e viu seu mercado cair apenas -3,7%.
Da mesma forma que o setor de implemento rodoviário. Pegando apenas o mercado das cinco grandes (Randon; Fachinni; Noma; Librelato e Guerra) o mercado retraiu-se quase -54%. Elas venderam 3.479 implementos rodoviários, em janeiro de 2014, contra apenas 1,6 mil neste mês.
O setor de caminhões e implementos rodoviários registrou o pior resultado dos últimos 70 meses. E a vendas destes dois produtos são um fortíssimo sinalizador (para nós) do desempenho da economia – se vai bem ou mal.
Para finalizar o “post da queda”, vamos falar de motos, que acumulam perdas de -26% nos últimos três anos (em 2011 foram 1,941 milhão de motos vendidas contra 1,43 milhão em 2014). Eles só tiveram o pior janeiro dos últimos oito anos. Com 108,6 mil motos vendidas, o setor registra queda de -18,7% sobre janeiro de 2014, quando foram vendidas 133,7 mil motos. Infelizmente, parece que o setor vai viver o seu quarto ano consecutivo de quedas nas vendas.
E, como eu disse no começo do post: Isso tudo e “O ANO MAL COMEÇOU”.
Abaixo, para curiosidade, os 30 grupos de modelos de carros mais vendidos em janeiro:
FABRICANTE | MODELO | TOTAL | PART. % |
FIAT | PALIO | 14.435 | 5,92% |
GM | ONIX | 13.463 | 5,52% |
FIAT | STRADA | 11.202 | 4,59% |
HYUNDAI | HB20 | 8.962 | 3,68% |
FIAT | UNO | 8.620 | 3,54% |
FORD | KA | 8.230 | 3,38% |
VW | FOX | 8.227 | 3,37% |
VW | GOL | 7.868 | 3,23% |
GM | PRISMA | 7.772 | 3,19% |
FIAT | SIENA | 7.195 | 2,95% |
VW | UP | 6.780 | 2,78% |
RENAULT | SANDERO | 6.224 | 2,55% |
VW | SAVEIRO | 5.735 | 2,35% |
HONDA | FIT | 5.062 | 2,08% |
FORD | NEW FIESTA HATCH | 4.943 | 2,03% |
GM | CELTA | 4.854 | 1,99% |
VW | VOYAGE | 4.739 | 1,94% |
GM | CLASSIC | 4.404 | 1,81% |
HYUNDAI | HB20S | 4.102 | 1,68% |
TOYOTA | COROLLA | 4.022 | 1,65% |
FORD | ECOSPORT | 3.670 | 1,51% |
TOYOTA | HILUX | 3.654 | 1,50% |
GM | S10 | 3.416 | 1,40% |
GM | SPIN | 3.338 | 1,37% |
GM | COBALT | 3.258 | 1,34% |
GM | MONTANA | 3.070 | 1,26% |
RENAULT | DUSTER | 2.823 | 1,16% |
RENAULT | LOGAN | 2.802 | 1,15% |
FORD | KA SEDAN | 2.762 | 1,13% |
NISSAN | MARCH | 2.670 | 1,10% |
OUTROS | 65.520 | 26,87% | |
TOTAL | 243.822 | 100,00% |