O segredo de Tostines!
Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
Não tentando criar a 3º guerra mundial sobre se ele (Tostines) é “biscoito” ou “bolacha”, mas sua ideia central que pode explicar um pouco mais a derrocada do setor automotivo.
Um dos fatores que indicam a queda nas vendas de carros é a diminuição na oferta de crédito (ou será que a diminuição na oferta de crédito foi motivada pela queda nas vendas?). O fator crédito é que impulsiona a venda de carro novo e usado. E, no momento em que os bancos decidiram dar um “breque” no crédito, o negócio foi lá para o beleléu…
Na média dos últimos seis anos, basicamente 61% de todos os carros novos vendidos foram financiados (independentemente se foi um CDC; Leasing ou Consórcio).
Isso mostra a dependência do crédito. Ao longo destes quase 6 anos, as vendas de carros e crédito tiveram essa dinâmica:
MÉDIA MENSAL – VEÍCULOS NOVOS CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE | |||
ANO | FINANCIAMENTO | VENDAS | PARTICIPAÇÃO% |
2011 | 176.479 CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE | 284.869 | 62,0% |
2012 | 187.468 | 302.677 CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE | 61,9% |
2013 | 188.972 | 297.762 | 63,5% CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE |
2014 | 170.123 | 278.615 | 61,1% |
2015 CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE | 120.192 | 206.137 | 58,3% |
2016 | 88.457 | 162.974 | 54,3% |
Onde as variações percentuais tiveram essa dinâmica:
VARIAÇÃO PERCENTUAL | ||
PERÍODO | FINANCIAMENTO | VENDAS |
12 / 11 | 6,23% | 6,25% |
13 / 12 | 0,80% | -1,62% |
14 / 15 | -9,97% | -6,43% |
15 / 14 | -29,35% | -26,01% |
16 / 15 | -26,40% | -20,94% |
16 / 11 | -49,88% | -42,79% |
E aqui entra o nosso dilema de tostines! Foi o crédito que fez as vendas de carros naufragarem ou o crédito despencou por causa das vendas de carros?
Logicamente que, como o meu tico e teco ainda funcionam, o que coloquei aqui em cima não explica nada, e a dúvida continua! Apenas que existe uma correlação forte (R²) entre esses dois tópicos. Mas aqui, caro leitor, digníssima leitora, entram algumas explicações adicionais.
Quando a gente percebe quem foi o agente financiador desses veículos, é que a porca torce o rabo!
O que fizemos? Uma divisão simples: separei em dois grandes blocos. De um lado, apenas os agentes financeiros ligados a alguma montadora como, por exemplo: Banco VW e Banco GMAC, e, do outro lado, o resto. Por exemplo: Banco Bradesco; BB e por aí vai…
Não desmerecendo os bancos de montadoras, mas eles não são assim um “BANCO”… são “tipo um banco assim”…
O banco de montadora tem como conceito básico, e primordial, ser um braço financeiro da sua montadora. Seja dando linhas de Floor Plan ou financiando veículos, por exemplo.
E o que nós tínhamos em 2011? Bom, os bancos de montadoras, que são “tipo um banco assim”, realizaram apenas 18% de todos os contratos de financiamento. Já os bancos com “B MAIÚSCULO” financiaram os outros 82%. E como estamos hoje em dia? Bem, a conta inverteu! Os financiamentos dos bancos de montadoras bateram a casa de 63% contra 37% dos “bancos de varejo”.
Eles, bancos de montadoras, estão trabalhando a toda! Já os bancos de varejo, realmente “quase saíram do mercado”.
Outro aspecto que complementa a tese de que os bancos de varejo “desaceleraram”, foi o que aconteceu com o mercado de carros usados. São poucos bancos de montadoras que atuam nesse nicho de mercado.
Quando a gente faz o mesmo raciocínio com o mercado de veículos usados, temos:
MÉDIA MENSAL – VEÍCULOS USADOS | |||
ANO | FINANCIAMENTO | VENDAS | PARTICIPAÇÃO % |
2011 | 282.607 | 738.579 | 38,3% |
2012 | 253.438 | 750.958 | 33,7% |
2013 | 245.647 | 786.187 | 31,2% |
2014 | 247.167 | 837.609 | 29,5% |
2015 | 227.466 | 832.309 | 27,3% |
2016 | 215.985 | 808.906 | 26,7% |
Sendo que as variações percentuais tiveram essa dinâmica:
VARIAÇÃO NAS VENDAS | ||
PERÍODO | FINANCIAMENTO | VENDAS |
12 / 11 | -10,32% | 1,68% |
13 / 12 | -3,07% | 4,69% |
14 / 15 | 0,62% | 6,54% |
15 / 14 | -7,97% | -0,63% |
16 / 15 | -5,05% | -2,81% |
16 / 11 | -23,57% | 9,52% |
Podemos perceber que o mercado de carros usados é marginalizado onde – atualmente – apenas 25% dos carros são financiados. E como vocês podem notar na tabela acima, se compararmos 2016 sobre 2011, as vendas cresceram quase 10%, enquanto o volume financiado caiu 24%.
Neste caso, conseguimos decifrar o nosso “segredo de tostines”. O mercado está uma “caca”, mas os bancos parando de emprestar dinheiro, piorou tudo!
Aqui, um ponto interessante, que tende a ajudar na recuperação do setor, seria se houvesse por parte dos agentes financeiros mais linhas de créditos para veículos usados. Atualmente, 8 em cada 10 carros vendidos são usados, e apenas 2 são financiados; os outros seis são vendidos à vista. No caso dos 2 carros novos vendidos, um é financiado e o outro é vendido a vista.
Nós chegamos a conversar com algumas pessoas dos bancos de varejo, questionando sobre essa diminuição na oferta de crédito, e a resposta que tivemos deles foi mais ou menos que:
“Emprestar dinheiro para pobre é pedir esmola duas vezes”.
A linha de crédito deles foi direcionada para produtos de menor risco, como o consignado e para o imobiliário (já que o imóvel “não some” como o carro).