STOCK PICKERS NO AR Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Halving: o Bitcoin vai explodir ou implodir? Entenda o que realmente deve acontecer

Fechar Ads

Melhores e piores do ano no setor automotivo: carros de luxo

2022 foi mais ou menos para você, caro leitor? Não foi para o “povo de Caras” – não existe tempo ruim para o pessoal do topo da pirâmide
Por  Raphael Galante -
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caros leitores, digníssimas leitoras,

Ho, Ho, Ho! Feliz Natal! E, dando sequência à nossa retrospectiva do ano, vamos falar sobre o inabalável mercado de carros de luxo!

Sim, caros leitores. Estamos falando daquele povo que orbita no “Mundo de Caras”. Daquele povo que certamente teve um excelente Natal.

E por que isso?

Oras, registramos que as vendas de carros de luxo “TOPZERA” em 2022, até o dia de Natal, tinham sido de 4.068 unidades contra 3.814 carros vendidos em todo o ano de 2021, gerando um crescimento “bestial” de 6,66%.

Isso sem levar em consideração que ainda teremos mais esta semana de vendas. Para efeito comparativo, as vendas de veículos neste ano ficarão 1,5% menor do que foram em 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, para variar, teremos mais um ano fenomenal para o povo lá da Oscar Freire e suas filiais.

Mas o que os dados não mostram é que esse crescimento foi “muito mais melhor de bom” do que os números em si.

Vamos lá:

Dentro do mercado de luxo existe a onipresença da Porsche, com participação de 78% sobre o volume total vendido. E a marca, até o Natal, registrava crescimento de 2,58% nas vendas sobre o ano de 2021. Logo, ela puxou em muito o nosso número para baixo.

Não que o resultado da Porsche tenha sido ruim… pelo contrário. 2022 será o seu sétimo ano consecutivo de crescimento nas vendas – e 2023 será o seu oitavo!

Mas, dentro daqueles veículos “TOPZERA”, o resultado foi mais que excepcional! Sente o drama:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando pegamos o mercado de luxo, consideramos marcas que possuem na linha de produtos veículos acima de meio milhão de reais!

Por exemplo, uma marca que super se destacou neste ano e não consideramos foi a RAM, com suas picapes voltadas para os “agroboys”. Apesar de ter altíssimo valor agregado, decidimos não a considerar, já que queríamos abordar apenas carros e não as picapes.

Então quem foi que se destacou neste ano?

Foram os veículos com valor de (vários) milhões de reais para cima! Tipo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste ano (até o Natal), a charmosíssima marca inglesa Bentley registrou crescimento de 140%. Assim como os imponentes veículos de Vossa Majestade, a Rolls Royce, que dobraram de volume. Já os veículos do espião mais charmoso do mundo, da Aston Martin, entraram com tudo no mercado brasileiro.

Pensando em veículos um pouco mais esportivos, tivemos a Ferrari, que registrou crescimento de 69%; a Lamborghini, que teve desempenho melhor que a marca do cavalinho e vendeu 47 carros neste ano, contra 23 no ano anterior, gerando crescimento de 104%. E vale destacar a Maserati, com evolução de 81%.

Até o carro do Elon Musk registrou crescimento em terras tupiniquins, mesmo não tendo um importador homologado. A Tesla registrou crescimento de 35% neste ano.

2022 foi mais ou menos para você, caro leitor? Não foi para o “povo de Caras”.

Ou seja, não existe tempo ruim para o pessoal do topo da pirâmide! Na maioria das marcas listadas acima, existe uma fila de espera de seis a 18 meses para receber o carro!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E a expectativa para 2023 continua sendo a melhor possível, salvo hecatombes nucleares e políticas-econômicas brasileiras.

 

Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

Compartilhe
Mais sobre

Mais de O mundo sobre muitas rodas