GM – A REAL – LÍDER DE VENDAS DE VEÍCULOS

Analise da Participação do Mercado de automóveis e comercias leves no acumulado do ano de 2013 (jan/mai) pela ótica do "Varejo".

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre

Um dos principais pontos que é trabalhado pela indústria automotiva e, também, pela mídia em geral, é a questão do Market Share. Existe uma acirrada disputa para saber qual é a marca mais vendida, quem está ganhando terreno e também quem está perdendo.

A FIAT, no começo deste ano, lançou campanha publicitária enaltecendo seus 10 anos de liderança nas vendas de carros. O que, de fato, realmente ocorreu! Principalmente se consideramos as vendas absolutas de carros. Tanto é que, neste ano, a Fiat possui participação de 22,5% do mercado, com 316 mil carros vendidos.

Mas a realidade é um pouco diferente…

Um dos tópicos que sempre trabalhamos com os nossos clientes, é o MARKET SHARE do “varejão”. Sim! É exatamente isso que você está pensado. O “varejão” é o mercado composto por pessoas iguais a mim e a você que compram carros. Os consumidores normais. Ou seja, nesta ótica, excluímos do total vendido todos aqueles veículos que foram comercializados para as pessoas jurídicas. Sejam elas: grandes frotistas, locadoras de veículos, órgãos públicos e afins.

Afinal de contas, essa modalidade de vendas está atrelada mais a uma planilha de custos (preço do veículo, consumo, manutenção, etc.) do que propriamente com o subjetivo dos consumidores que compram sonhos, estilo de vida e personificam no carro tudo aquilo que eles são e/ou gostariam de ser.

Neste cenário, a marca que mais entende dos anseios dos consumidores que conseguiu captar todos os desejos/sonhos dele é a GM. Pelo conceito do “varejão” o Market Share da GM subiu de 17,8% para 18,6%. Já a “líder de mercado” com seus 22,5% caiu para a segunda posição com Share de 18,46%.

Sendo assim, temos diversos pontos interessantes! A Renault, que figura na sexta posição no ranking nas vendas de veículos totais, é ultrapassada pela Toyota. Outro fato curioso é que as chamadas “quatro grandes” (Fiat, GM, VW e Ford), que detém quase 70% do mercado, veem a sua participação cair para 63,5%.

O sucesso da GM, neste critério, está atrelado na diversidade da oferta dos seus produtos. Atualmente a GM é a marca que mais oferta modelos diferentes (são 16). Ou seja, ela possui capilaridade suficiente para competir em diversos nichos do mercado. Mesmo  não sendo a primeira colocada na maioria destes nichos, no somatório final,  alcança a liderança.

O gráfico abaixo exemplifica melhor como está o Share do mercado:

MARKET SHARE

 

E você, o que acha?

Raphael Galante

Raphael Galante é economista, trabalha no setor automotivo há mais de 20 anos e atua como consultor na Oikonomia Consultoria Automotiva.