E o crédito salvou o setor automotivo!
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Caro leitor, digníssima leitora; o ano de 2018 já está no passado; o mês de janeiro está quase acabando; e só agora conseguimos “pegar” algumas informações sobre como foi o crédito de veículos.
Para vocês terem uma ideia, o Banco Central ainda não divulgou o resultado do ano de 2018. Mas já sabemos que 2018 foi o ano em que mais se financiou (em R$) veículos.
Mas, o que já temos? O pessoal da B3 divulgando algumas informações sobre a quantidade de carros que foram alienados. Não vamos entrar na “bufunfa”; mas vamos verificar o quanto de veículos (aqui vamos falar de carros) foram financiados.
E, como diz o título: foram os bancos que salvaram o setor ano passado!
Ou então entramos no dilema de Tostines:
“Vendemos mais carros porque tivemos mais financiamentos?” ou “Tivemos mais financiamentos porque vendemos mais carros?”
Você decide!
Mas a correlação de crescimento nas vendas de carros com financiamentos é impressionante: um cresce basicamente o mesmo percentual que o outro e, quando há retração, o processo é o mesmo.
Outro ponto que os dados da B3 nos apontam é que ainda existe um longo caminho (possivelmente promissor) para o setor automotivo. O total de carros novos financiados é de apenas 52%. De cada 2 carros vendidos, um financia e o outro paga no “cash”. Nos anos dourados (2012-13) esse percentual era de 63%. Ou seja, temos um GAP de 11 pontos percentuais.
2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
61,9% | 62,8% | 63,1% | 61,4% | 58,3% | 53,5% | 52,4% | 52,3% |
O que a gente percebeu também, é que, se: OK, o mercado de financiamento de carros novos “não é nenhuma Brastemp”, ele também não foi ruim… afinal de contas, estamos falando de uma penetração ( ?° ?? ?°) dos financiamentos na ordem de 53%.
Mas, quando verificamos o mercado de carros usados, esse percentual não chegou a 30%.
2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 |
38,3% | 33,8% | 31,2% | 29,5% | 27,3% | 26,8% | 28,3% | 29,3% |
E aqui existe um potencial de mercado praticamente mal aproveitado por eles (bancos/financeiras). O que sai na mídia é uma quantidade de informações sobre a venda de carros novos. Mas o mercado de carros novos não representa nem 19% de todos os carros vendidos no ano passado.
Se a gente vendeu quase 2,5 milhões de carros novos, houve a venda de 10,7 milhões de carros usados; num total de 13,2 milhões de carros transacionados.
Lógico que se financia mais carros usados do que novos…mas o mercado de usados é negligenciado! 53% dos carros novos são financiados, contra nem 30% dos usados. E quando entramos no detalhamento do ano de vendas deste carro, aí, amiguinho, a coisa fica triste!
0 A 3 ANOS | 4 A 8 ANOS | 9 A 12 ANOS | + 13 ANOS | USADOS | |
VENDAS | 1.903.447 | 4.327.054 | 2.021.630 | 2.480.331 | 10.732.462 |
CRÉDITO | 653.043 | 1.746.744 | 578.231 | 171.771 | 3.149.789 |
PART. % | 34,31% | 40,37% | 28,60% | 6,93% | 29,35% |
O pessoal só fica com o filé-mignon! 76% dos carros usados que são financiados vai para os veículos com até 08 anos. O mercado de veículos com mais de 09 anos, que movimentou 4,5 milhões de veículos (quase duas vezes o mercado de novos), só conseguiu financiar 750 mil carros, pouco mais de 16%.
O mercado dos carros com mais de 9 anos que foram negligenciados pelos bancos, foi de “apenas” 3,75 milhões de veículos.
E por que estou enchendo a paciência de vocês?
Pois a economia é cíclica! Se o mercado de carros com 13 anos “girar” mais rápido, isso vai gerar reflexo no mercado de veículos de 09 a 13 anos; que por consequência vai girar o mercado de veículos de 4 a 8 anos e assim sucessivamente até chegar no mercado de veículos novos!
É elementar, meu caro Watson! E, quando falo de carro de 13 anos, estou falando do falecido Palio que deve girar na casa de uns R$ 10 a 11 mil. Ou seja, vou precisar financiar uns R$ 6 a 7 mil.
No ínfimo da minha ignorância, acho mais prudente eu fazer o financiamento deste tipo de veículo do que sair por aí catando velhinho para vender consignado. Lógico que tem banco que não tá a fins de trabalhar com esse tipo de cliente, mas existem “n” financeiras cadastradas no BC que poderiam fazer esse papel.
Resumo: demanda para a venda de carro existe! Foram mais de 13,2 milhões de carros vendidos, entre novos e usados. O financiamento de veículos pegou “só” 1/3 desse montante – 4,44 milhões de carros foram financiados. Tivemos 8,8 milhões de carros transacionados sem a participação de um financiamento – olha o tamanho do bolo!
O objetivo da indústria deveria ser criar mecanismos para girar mais rápido o meu negócio; começando pelo velhinho até chegar no novo. Logicamente que, se tivéssemos um cadastro positivo e um judiciário mais prático, isso ajudaria em muito!
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