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Decifrando as vendas de veículos pelo Brasil

O Brasil apresenta uma infinidade de fatores que mostram o que está acontecendo na economia local e refletem no todo. Neste caso, no mercado automotivo
Por  Raphael Galante
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caros leitores, digníssimas leitoras,

O setor automotivo registra neste ano tombo de pouco mais de 5% sobre o mesmo período do ano passado. Mas o princípio básico que o estagiário aprendeu nas aulas de econometria é que toda a média é burra!

Afinal de contas, o Brasil, sendo um país continental, apresenta uma infinidade de fatores que mostram o que está acontecendo na economia local e refletem no todo. Neste caso, no mercado automotivo.

Com o intuito de dar uma certa clareza sobre esse cenário, vamos tentar desbravar o que vem acontecendo no mercado de veículos.

O primeiro ponto encontrado foi que mesmo com queda nas vendas por volta de 5%, existem dois estados que estão bombando nos resultados!

Minas Gerais, com crescimento de 10%, e São Paulo, com alta de 5%, são os dois únicos estados que registraram alta nas vendas. As demais 25 unidades federativas tiveram retração, sendo que o Amapá segura a nossa lanterna, com queda de quase 27%.

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Essa informação já dá uma clareada “monstra” no nosso modo de ver o setor. Mas ainda não explica muita coisa. Por exemplo: por que Minas Gerais e São Paulo são os únicos estados em alta?

Como a caboclada aqui é curiosa, fizemos outro questionamento: quem é que está comprando carro? São as pessoas físicas ou as jurídicas?

Então decidimos fazer a mesma análise, mas separando as vendas em pessoa física (PF) e pessoa jurídica (PJ). E aí, caros leitores, a primeira conclusão que temos é que os consumidores “normais” (PF) estão totalmente fora da dinâmica do setor.

As compras de veículos dos consumidores PF encontram-se em queda de 21% sobre o mesmo período do ano passado.

O pessoal de Roraima e Amapá está com queda superior a 30%. Por outro lado, os estados do nosso “agro” (Mato Grosso, Goiás e Tocantins) estão com o resultado “menos pior” dentro deste “Brasilzão”.

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Se as vendas para as PF estão indo mal, por consequência, as vendas para o povo PJ devem estar na trajetória inversa, certo? E estão!

Com alta de 18%, o público PJ registra alta em 11 unidades da federação. Via de regra, Minas Gerais sempre era o “puxador” deste crescimento. Mas a grande novidade é que a alta nas vendas do público PJ em São Paulo cravou 78% sobre o ano passado. O que apuramos foi que uma locadora em especial “MOVEU” o seu volume de emplacamentos de Belo Horizonte para São Paulo.

Bom, já sabemos que o principal público consumidor de carros neste ano é o pessoal PJ. Mas que tipo de carro eles estão consumindo?

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Sabemos que os carros com carroceria tipo SUV passaram a ser os prediletos do mercado, com 35% do total das vendas. Mas essa é uma “verdade verdadeira”?

Para 20 estados mais o Distrito Federal, a carroceria mais vendida é a de SUV. Se o SUV representa 35% das vendas no Brasil, em Santa Catarina a participação deles já passou dos 46%.

Mas e nos outros seis estados desgarrados da média?

Acre, Amapá, Amazonas e Minas Gerais preferem os veículos Hatch Pequeno. No caso dos três estados do Norte, a grande explicação é o poder aquisitivo dos consumidores. Em Minas, o dado é inflado pelas locadoras.

Mas a grandíssima surpresa foram os estados de Roraima e Amapá, onde as picapes médias/grandes são os produtos mais vendidos!

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Na real, as vendas de picapes em Tocantins são três vezes maiores do que a média nacional! Além disso, devemos levar em consideração que esse tipo de produto é de altíssimo valor agregado!

Se existe um certo diferencial no tipo de carroceria por estado, isso implica em afirmar que a nossa Fiat Strada não seja o carro mais vendido em um número considerável deles. Na verdade, termos sete veículos diferentes que estão na preferência dos consumidores quando vemos os dados regionalizados.

A Fiat Strada é o carro mais vendido do Brasil – e isso também é verdade para mais da metade (14) das unidades da federação. Já o GM Onix (terceiro carro mais vendido no Brasil) é o veículo número 1 em cinco Estados brasileiros.

Para o pessoal do “agro” lá do Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins, o carro preferido é a Hilux, picape da Toyota. Na média nacional, a Hilux é o 16º carro mais vendido, mas é o preferido do povo do agro. Em Tocantins, a cada 10 carros vendidos, um é a picape da Toyota.

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O Chevrolet Tracker (8º no ranking nacional) é o carro preferido do pessoal lá do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

No Distrito Federal, o T-Cross (7º carro mais vendido no Brasil) é o preferido dos brasilienses. As surpresas deste levantamento ficaram por conta do “Highlander” Volkswagen Gol (4º mais vendido no Brasil), que se apresentou como o carro mais vendido no estado de São Paulo e o Nissan Kicks, que está na preferência dos cariocas, apesar de ocupar apenas a 19ª colocação de carros mais vendidos do país.

A curiosidade é que o Hyundai HB20, 2º carro mais vendido do Brasil, não conseguiu alcançar a liderança em nenhuma unidade da federação.

Finalizando, quando a gente avalia o Market Share, percebemos a supremacia da Fiat. A marca italiana só é líder do mercado nacional pois é a mais vendida em 21 estados mais o Distrito Federal. A GM é a marca preferida em quatro estados e a sexagenária VW é a líder absoluta do mercado de São Paulo.

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.

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Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

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