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Com o preço da gasolina nas alturas, vendas de carros eletrificados dobram no Brasil

A pergunta é: onde se encontra o consumidor desse tipo de veículo por aqui?
Por  Raphael Galante -
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Caros leitores, digníssimas leitoras,

Semana passada, celebramos uma infeliz marca: o preço da gasolina que pagamos é a mais cara (forever and ever) da nossa série histórica! E não estamos falando apenas do valor de face do produto. Mas sim dele ajustado pelo IPCA.

E aí, amiguinhos, não adianta achar culpados! Não importa se a culpa é do Paulinho, do Petrolão, da guerra na Ucrânia, passando até por Pasadena… na real, TODOS possuem a sua parcela de culpa! Mas agora Inês é morta…

O que nos resta a fazer é parafrasear Paulo Coelho: “… às margens do Brasil, eu sentei e chorei…”

Apesar dessa tragédia “pré-anunciada”, existem segmentos que se destacam no meio do caos. Neste caso, estamos falando dos carros eletrificados!

Nestes primeiros 75 dias de 2022, as vendas de veículos eletrificados alcançaram a marca de 7,35 mil carros vendidos, contra 3,65 mil no mesmo período do ano passado.

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Praticamente dobramos as vendas de veículos eletrificados no começo deste ano. Se levarmos em consideração que o mercado registra retração de quase 25%, esse é um MEGA resultado.

Hoje, no mercado brasileiro, o carro eletrificado é responsável por 2,5% das vendas!

E aí, entrou a nossa curiosidade…

Ter 2,5% das vendas totais é uma boa marca! Mas o Brasil é um país continental. Logo, essa marca não pode ser linear, já que existem diferentes “Brasis” dentro do Brasil. A pergunta é: onde se encontra o consumidor desse tipo de veículo?

Por exemplo, nos EUA, o carro eletrificado corresponde por 4% das vendas. Mas no estado da California esse percentual é de 14%, enquanto no Mississipi, de 1%.

A resposta para a primeira pergunta é mais do que óbvia. Mais de 50% das vendas de carros eletrificados acontecem na região Sudeste. Em seguida, temos a região Sul com 18%, Nordeste (surpresa!) com 13,9% e a região Centro-Oeste, com 13,6%.

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Mas não basta isso. Temos que trazer todos para a mesma base. Então, questionamos qual é a participação do carro eletrificado por estado.

E aí as respostas foram mais interessantes!

Na primeiríssima posição como a unidade da Federação Brasileira que mais consome esse tipo de carro temos: o DISTRITO FEDERAL (também era óbvio… o maior PIB per capita do país se encontra aqui). No DF, 4,2% de todos os carros vendidos foram com essa motorização.

E São Paulo, a “locomotiva do país”? Quinta posição!

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Depois do DF, temos Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e, aí sim, São Paulo.

E São Paulo está na quinta posição só com um “focinho” de vantagem para o Mato Grosso do Sul.

E, apesar da grande maioria dos carros eletrificados irem para a região Sudeste, as melhores marcas de participação se encontram na região Centro-Oeste e Sul.

E quem é o nosso lanterninha?

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Minas Gerais, com ínfimos 1,1% de participação. Mas aqui rola um desconto: o número de MG é inflado para cima por causa das compras das locadoras. Logo, a participação do estado sempre será baixa. Se excluirmos esse volume, ele tenderia a ficar entre 1,8% até 2,2%.

Então, já que MG é “café com leite”, temos na rabeira da nossa classificação todos os estados do Norte.

Se olharmos bem o gráfico, as sete piores marcas são da região. A média é 1,79%, variando entre 1,93% (Amazonas) até 1,26% (Roraima).

É como falamos: existem “n” Brasis dentro do Brasil!

E aí, o que achou? Dúvidas, me manda um e-mail aqui.

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Raphael Galante Economista, atua no setor automotivo há mais de 20 anos e é sócio da Oikonomia Consultoria Automotiva

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