Caro leitor, dando sequência à nossa trilogia (e esperando que, no final, tenhamos um “happy end”), voltaremos a explorar um pouco mais sobre a caótica situação que vive o setor automotivo.
Bem… o mês acabou ontem e aquilo que todos os analistas esperavam, infelizmente ocorreu: tivemos mais um mês pífio de vendas e desempenho temerário…
Apesar do mês de março ter se encerrado com 226 mil veículos vendidos, o que conta é a análise das vendas do trimestre. Pois, se compararmos o atual volume de vendas sobre o mês passado (fevereiro), teremos crescimento de 26% (foram vendidos 179 mil carros); e sobre o mesmo período do ano passado (março/14), a queda nas vendas seria de apenas -1,3%, com volume de 229 mil carros vendidos.
Mas, em ambos os casos, tivemos menos dias úteis (carnaval), o que compromete a análise.
Então vamos equalizar tudo e ver o que este trimestre trouxe para nós.
Pois bem, com 647 mil carros vendidos neste trimestre, o setor registra perdas de -16,41% sobre o primeiro trimestre do ano passado, quando tivemos 774 mil carros vendidos.
Tá ruim? Esse é o pior resultado de vendas desde 2009 (naquele ano, tivemos 641 mil carros vendidos e estávamos em trajetória ascendente), sendo que o nosso melhor trimestre teria sido o do ano de 2013, com 788 mil carros vendidos, ou seja, não tão longe assim; e as vendas caem quase -20%.
Nesse primeiro trimestre, vendemos 127 mil carros a menos que o ano passado. Apenas para que vocês tenham uma ideia da dramaticidade que vivem as montadoras e concessionárias de veículos, este ano, as vendas estão em média com 2,1 mil carros a menos por dia.
A situação está ruim? Lógico que sim! Para todos? Lógico que não!
Já que o texto ainda está num víeis negativo, vamos falar sobre o nosso quarteto enferrujado (se bem que a Ford não deveria estar aqui), que está sofrendo quedas brutais! A atual líder de vendas (Fiat) encerrou esse trimestre com queda de -28%, vendendo apenas 126 mil carros; basicamente o resultado deste trimestre da Fiat é o pior desde o longínquo ano de 2007. A VW, que divulgou ontem o fechamento de um turno da sua fábrica, amarga perdas de -22,4%.
A Ford, dentro das chamadas “quatro grandes”, foi a que apresentou o “melhor desempenho”, com ligeira queda de -4,7% neste trimestre sobre o mesmo período do ano passado. O sucesso do “kazinho” é o alento do pessoal da Ford.
Mas, dentro deste turbilhão em que vivem, tem as marcas que conseguem se destacar. E, sinceramente, se destacar no atual cenário, é incrível!
E, para variar, quem se destaca é o nosso quarteto asiático! Começando pela Honda, com o seu recém lançado – e sucesso – HR-V, a marca conseguiu fechar este trimestre com crescimento de 12,4%. Foram quase 33 mil carros vendidos contra 29 mil do ano passado.
O mais interessante das marcas japonesas é que: “um japa puxa outro japa”.
A Nissan está com crescimento de 3% neste trimestre, e o nosso grande campeão foi a Toyota, com crescimento de 12,7% sobre o primeiro trimestre do ano passado, atrelado ao bom desempenho da sua picape e do Corola.
A tabela abaixo mostra o desempenho de vendas de cada uma das marcas:
VENDAS DE VEÍCULOS – 1º TRIMESTRE | |||
MARCA | 2014 | 2015 | V% |
FIAT | 174.787 | 125.959 | -27,94% |
GM | 136.840 | 111.765 | -18,32% |
VW | 135.560 | 105.206 | -22,39% |
FORD | 70.387 | 67.107 | -4,66% |
HYUNDAI | 51.018 | 48.369 | -5,19% |
RENAULT | 51.804 | 43.492 | -16,05% |
TOYOTA | 36.408 | 41.018 | 12,66% |
HONDA | 29.220 | 32.829 | 12,35% |
NISSAN | 14.518 | 14.946 | 2,95% |
MITSUBISHI | 13.706 | 11.472 | -16,30% |
CITROEN | 15.973 | 8.498 | -46,80% |
PEUGEOT | 12.214 | 6.703 | -45,12% |
KIA | 5.716 | 4.621 | -19,16% |
OUTROS | 25.892 | 25.028 | -3,34% |
TOTAL | 774.043 | 647.013 | -16,41% |
MARKET SHARE (VENDAS) – 1º TRIMESTRE | ||
MARCA | 2014 | 2015 |
FIAT | 22,58% | 19,47% |
GM | 17,68% | 17,27% |
VW | 17,51% | 16,26% |
FORD | 9,09% | 10,37% |
HYUNDAI | 6,59% | 7,48% |
RENAULT | 6,69% | 6,72% |
TOYOTA | 4,70% | 6,34% |
HONDA | 3,77% | 5,07% |
NISSAN | 1,88% | 2,31% |
MITSUBISHI | 1,77% | 1,77% |
CITROEN | 2,06% | 1,31% |
PEUGEOT | 1,58% | 1,04% |
KIA | 0,74% | 0,71% |
OUTROS | 3,35% | 3,87% |
Com a queda nas vendas, temos por consequência, retração no faturamento das marcas e é aqui que consegue-se ver o tamanho do buraco.
Aquelas 2,1 mil unidades/dia que deixaram de ser vendidas neste ano, representam uma perda acumulada na ordem de -R$ 5,5 bilhões neste trimestre.
Sim… o setor vendeu R$ 5,5 bilhões a menos do que o primeiro trimestre do ano passado. E aqui temos vários pontos.
Pela ótica do faturamento, o bom desempenho da Toyota a fez desbancar a Ford como a quarta marca que mais vende (em R$) carros.
Com uma queda no faturamento de -R$ 5,5 bilhões, basicamente ¾ deste volume -R$ 4,05 bilhões está centrando em três marcas: (Fiat: -R$ 1,786 bilhão; VW: -R$ 1,227 bilhão e GM: -R$1,037 bilhão). Isso tende a explicar porque, em geral, presencia-se aumento de: PDV, layoff, demissões e diminuição de turnos de trabalhos nestas três marcas. Elas representam 53% do volume de vendas, mas são responsáveis por 75% na queda do faturamento. No atual cenário, as medidas adotadas por elas, são as únicas medidas possíveis.
Sabe o nosso quarteto asiático? Então… juntas elas estão vendendo R$ 400 milhões a mais neste trimestre.
FATURAMENTO – 1º TRIMESTRE | ||||
MARCA | 2014 | 2015 | DIFERENÇA | V% |
FIAT | R$ 6.758.033.985 | R$ 4.971.819.593 | -R$ 1.786.214.392 | -26,43% |
GM | R$ 5.894.959.423 | R$ 4.857.828.192 | -R$ 1.037.131.231 | -17,59% |
VW | R$ 5.499.726.429 | R$ 4.273.173.128 | -R$ 1.226.553.301 | -22,30% |
TOYOTA | R$ 2.795.777.029 | R$ 3.174.362.997 | R$ 378.585.968 | 13,54% |
FORD | R$ 3.486.466.940 | R$ 2.872.836.681 | -R$ 613.630.259 | -17,60% |
HYUNDAI | R$ 2.595.743.545 | R$ 2.490.904.520 | -R$ 104.839.025 | -4,04% |
HONDA | R$ 1.816.495.028 | R$ 2.011.241.569 | R$ 194.746.541 | 10,72% |
RENAULT | R$ 2.350.219.153 | R$ 1.980.027.410 | -R$ 370.191.743 | -15,75% |
MITSUBISHI | R$ 1.368.515.102 | R$ 1.252.253.955 | -R$ 116.261.147 | -8,50% |
NISSAN | R$ 868.252.592 | R$ 799.950.880 | -R$ 68.301.712 | -7,87% |
CITROEN | R$ 767.340.953 | R$ 443.966.671 | -R$ 323.374.282 | -42,14% |
KIA | R$ 433.422.807 | R$ 369.803.094 | -R$ 63.619.713 | -14,68% |
PEUGEOT | R$ 668.294.807 | R$ 362.374.823 | -R$ 305.919.984 | -45,78% |
TOTAL | R$ 35.303.247.793 | R$ 29.860.543.513 | -R$ 5.442.704.280 | -15,42% |