Fechar Ads

Dicas de um trader

Nadando com os tubarões: os 3 passos para você operar na Bolsa como um grande investidor.
Por  Wagner Caetano de Souza
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Olá Investidor!

Você conhece a estratégia do peixe piloto, para operar na bolsa de valores? Pois bem, eu vou procurar explicar de forma resumida.

Eles nadam junto com os tubarões. Enquanto esses caçam e destroçam as presas, o peixe piloto se alimenta.

Eu penso que o melhor caminho para ganhar com consistência, sem devolver os lucros para o mercado, correndo menos risco e sem stress, é seguir essa estratégia.

Quem são os tubarões? E o peixe piloto?

Os tubarões seriam os grandes investidores, especialmente os bancos de investimento, que emitem sinais e deixam pistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O peixe piloto seríamos nós, pequenos e médios investidores, que podemos aprender a seguir esses sinais.

Muitos deles ficam nos gráficos.

Através de estudos simples conseguimos identificar o caminho mais provável para os ativos, assim como as reversões.

O fluxo cambial e a sua consequente posição dos investidores estrangeiros no índice futuro, também são variáveis que podem e devem ser monitoradas, proporcionando ao investidor mais preparado decisões mais rápidas e efetivas.

Por fim, fundamentos inteligentes trazem tranquilidade para as posições, fazendo com que a variável tempo trabalhe a seu favor, sendo uma importante aliada para o seu sucesso.

O tempo faz com que as coisas se alinhem e ocorra uma conversão para a lógica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Movimentos contrários são distorções, sinônimos de oportunidade.

Por isso operações modalidade day-trade, especialmente com alavancagem do capital principal, não levam o investidor ao sucesso. Podem até trazer lucros momentâneos, criar uma ideia de sonho e ilusão.

Mais cedo ou mais tarde, o tempo será cruel, pois nesse tipo de operação ele está contra você.

Mesmo operações de giro rápido, onde o trader deseja auferir lucros rápidos com poucos dias posicionado, não costumam ser o melhor caminho para construir um sólido patrimônio da renda variável.

Os grandes investidores surfam a grande onda. Eles esperam o melhor momento para subir na prancha e aproveitam o movimento mais amplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O swing trade poderá ser ainda mais eficiente se feito de forma gradual, com entradas parciais na operação, alimentadas por minicontratos de dólar e índice futuro.

Agora atente-se a 3 rotinas do peixe piloto que trarão ganhos consistentes na Bolsa de Valores:

1. Montar uma carteira de ações bem estruturada e equilibrada, contendo ações de empresas com liquidez, boa relação preço/lucro e que estejam em tendência de alta ou com sinal de reversão de venda para compra;  

 2. Acompanhar o portfólio e conhecer como o dólar, juros, China, fatores macroeconômicos (como a taxa de juros nos Estados Unidos, por exemplo) e fatores intrínsecos (balanço, fusão, aquisição, desdobramento, etc.) impactam nas cotações dos ativos; 

3. Utilizar minicontratos de dólar e índice futuro para proteger a carteira em momentos de aversão ao risco e turbinar quanto a tendência está bem definida para alta; em ambas as situações, alta ou baixa, o investidor faz caixa para comprar mais ações, tornando o seu patrimônio mais robusto ao longo do tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se achou a abordagem interessante, vem comigo! Assine a Newsletter do blog.

Um forte abraço.

Wagner Caetano

Para receber diariamente o “Cenário do Mercado Fianceiro” escrito por Wagner Caetano assine a Newsletter Na Mira do Trader!

Compartilhe

Mais de Na mira do trader