Seja um mestre em marketing de conteúdo

Você tem o que é preciso para ser um mestre em marketing de conteúdo? Se mesmo rapidamente você pensar: "Sim, com certeza. Eu tenho o que é preciso", então se prepare para ter o seu mundo virado de ponta cabeça.
Por  Neil Patel
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

 

 

Você tem o que é preciso para ser um mestre em marketing de conteúdo?

Se mesmo rapidamente você pensar: “Sim, com certeza. Eu tenho o que é preciso”, então se prepare para ter o seu mundo virado de ponta cabeça.

Atualmente, a área de marketing de conteúdo é brutal. Estou prevendo que aqueles que não estão completamente comprometidos vão quebrar e virar cinzas dentro dos próximos doze meses.

Chegamos a um ponto de saturação na área de marketing de conteúdo. Mais de 95% de todas as empresas estão ativamente envolvidas com essa atividade. E a maioria delas está empenhada em gastar ainda mais em marketing de conteúdo.

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A concorrência chegou à sua capacidade máxima. Aqueles que não têm força e coragem para continuar serão forçados a sair.

Por que eu tenho uma visão tão brutal do mundo do marketing de conteúdo?

O status do marketing de conteúdo atualmente 

Eu já estava fazendo marketing de conteúdo antes dele virar popular – mesmo antes do termo “marketing de conteúdo” entrar na moda.

Naquela época, nós chamávamos de “blogging”. Não era tão difícil criar bons artigos, publicá-los e conseguir tráfego.

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De fato, muitos blogueiros ganharam um bom salário compatível a um trabalho de tempo integral somente a partir de receita publicitária.

Ainda é possível fazer isso hoje? Sim, é possível, mas é bem difícil.

Aqui estão os desafios:

Marketing de Conteúdo é um gigante. Hoje, o marketing de conteúdo é uma verdade indústria. Tem seminários, conferências e encontros. Tem livros, guias e cursos, todos em grande quantidade. Ele tem seus gurus, movimentos e facções. E tudo isso gera gastos de bilhões de dólares. Marketing Mag prevê que o tamanho da indústria do marketing de conteúdo será 300 bilhões de dólares até 2019.

Conteúdo de marketing está em constante mudança. Um dos clichês bem verdadeiros sobre o marketing de conteúdo é que ele está sempre mudando. De grandes mudanças nos algoritmos a inovações tecnológicas, não há constantes.

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Marketing de conteúdo requer um especialista e uma equipe inteira com conhecimento de causa e experiência. Conteúdo não é mais somente sobre textos. Trata-se de imagens, interatividade e experiências sociais. Para ser bem sucedido você vai precisar de designers e programadores; codificadores e escritores; especialistas em mídias sociais; e um monte de dinheiro.

Então, você ainda acha que tem o que é preciso?

 Aqui está o que você precisa saber para dominar o marketing de conteúdo.

Eu não estou aqui somente para dar notícias ruins. Na verdade, eu acho que você pode ter sucesso, mas você precisará ter os recursos adequados.

Você precisa de um ótimo escritor de conteúdo. Conteúdo escrito é o rei soberano. De títulos e assunto de e-mail a conteúdos persuasivos, o seu escritor precisa ser top de linha. Conteúdo de segunda qualidade não consegue competir com os conteúdos de primeira linha que estão sendo publicados hoje.

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Você precisa de um designer. Boas palavras não significam nada a menos que elas estejam acompanhadas por efeitos visuais que chamem atenção. É essencial fazer um upgrade no seu conteúdo incluindo um super design.

Você precisa de um programador. Marketing de conteúdo está cada vez mais se tornando uma tarefa de programadores. Por quê? Porque ter um conteúdo excelente envolve elementos interativos. Um conteúdo poderoso de verdade é do tipo que as pessoas podem clicar, toggle e brincar. Pense quizzes, infográficos e gamificação.

Você precisa de um coordenador. Como é que o marketing de conteúdo ganha forma? Bem, isso só acontece quando tem um executivo capaz de fazer acontecer. Pode ser um vice-presidente de marketing ou um growth hacker (o título não importa). De qualquer modo, essa função é a chave de ouro: faça todas as peças se moverem na ordem certa que será capaz de produzir um conteúdo de qualidade.

Você precisa ser brilhante na execução. É verdade que “conteúdo é rei”, mas hoje precisamos mudar um pouco essa afirmação: “conteúdo de qualidade é rei”. Sabemos que há um número gigantesco de conteúdos na internet, mas apenas poucas pessoas chegar até eles. Por quê? A maioria foi mal executada, escrita às pressas e quase nada divulgada. Hoje em dia, os responsáveis pelo marketing de conteúdo sabem que têm que ter uma execução perfeita para obter o tipo de resultados que eles estão esperando.

Você precisa de uma estratégia sólida. Qual é a base de uma excelente estratégia de marketing de conteúdo? É a própria estratégia. Muitos profissionais de marketing entram para o jogo de marketing de conteúdo pensando que é algo básico, apenas 2 + 2 = 4. Crie o conteúdo e o público virá, certo? Parcialmente certo. Para ter sucesso no marketing de conteúdo é preciso que você tenha a estratégia correta. É mais fácil falar do que fazer. Apenas um terço dos profissionais de marketing de conteúdo tem uma estratégia documentada. Se você faz parte da massa dos profissionais que não podem recorrer a uma estratégia documentada, prepare-se para se decepcionar com seus esforços.

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Você precisa de total apoio da empresa. Esse não é um trabalho solo. O marketing de conteúdo deve estar no centro dos esforços de marketing da sua empresa. SEO, pesquisa paga e marketing direto são todos válidos, mas a maior parte do sucesso do marketing virá de seus esforços com conteúdo.

Você precisa ser obcecado. Parece loucura, mas você precisa estar obcecado com marketing de conteúdo. Se você não estiver, você se cansará rápido de fazer todo esse esforço e sairá correndo. Milhares de empresas já fizeram isso. Quantos blogs você já viu que não são atualizados desde 2012? Muitos profissionais de marketing de conteúdo tem uma vaga noção do que precisam para ter sucesso e aqueles que estão cientes são inabalavelmente comprometidos com o sucesso. Em outras palavras, eles estão obcecados.

Conclusão

Resumindo, você precisa persistir durante esse longo percurso.

Marketing de conteúdo é uma maratona, não uma corrida de curta distância. Você não verá resultados dentro de dias. Eles aparecem merecidamente com meses. 

Estou convencido de que o marketing de conteúdo é o caminho para o sucesso do marketing. Mas o caminho é longo e difícil.

Você tem o que é preciso?

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