O que é growth hacking? 9 fatos que você deveria saber

Growth hacking é amplamente mal interpretado. E os maiores violadores de sua integridade são as mesmas pessoas que deveria utilizar - empreendedores e startups.
Por  Neil Patel
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Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O que é growth hacking

Growth hacking parece fantástico. E realmente é.

Se você seguir minhas tendências, esse artigo será tudo sobre as glórias do growth hacking. Mas, como tenho escrito sobre essas glórias em outro lugar, irei fazer algo diferente.

Te contarei tudo sobre o lado negro da força.

Talvez “lado negro” é um termo muito forte. Mas há algumas muito reais no growth hacking que pode destruir sua efetividade.

Aqui está o porque eu penso que esse artigo é tão importante. Não é incomum, um empreendedor ambicioso, líder de crescimento ou uma startup pegar carona no terma chamado “growth hacking”.

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Sem conhecimento algum sobre o que realmente é, eles mergulham de cabeça nisso. Alguns meses depois – sem orçamento, sem clientes e decepcionados – eles percebem que destruíram totalmente o growth hacking.

Growth hacking é amplamente mal interpretado. E os maiores violadores de sua integridade são as mesmas pessoas que deveria utilizar – empreendedores e startups.

Growth hacking também tem riscos. Talvez o termo “hacking” tem esse efeito. Mas, conforme você entende mais sobre o assunto, você descobre que não é a vibe “hacking”, que dá ao growth hacking suas características arriscadas.

Esse artigo lhe fornecerá algumas instruções clarificastes sobre fazer growth hacking com segurança. Pense nele como seu pai ou mãe, lembrando de colocar o cinto de segurança.

Tenha certeza que você entende o que é growth hacking.

Entenda também o que não é.

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Entenda quem são os responsáveis por ele.

Não esqueça do básico

O que é o básico? Vamos voltar as aula de introdução ao marketing.

 – Quem e seu publico? – Onde estão? – O que eles querem? – Como chego ate eles?  

Um erro que observo corriqueiramente é uma pressa para implementar o “growth hacking”, mas esquecer dos básicos do marketing.

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As vezes, isso é muito prejudicial. Um negócio que sequer define seu público-alvo. Ao invés disso, eles tentam tirar táticas de growth hacking “da cartola”, acreditando que de alguma forma, como num passe de mágica, sua empresa irá crescer.

Controle suas expectativas

Existe uma linha tênue entre definir suas expectativas e permanecer realista.

Por haver tantos mitos em torno do growth hacking, eu desafio você a manter-se realista quanto suas expectativas.

Esperar resultados de Airbnb e Dropbox pode não ser o ideal. Por que não? Bem, para começar, lembra do que falamos antes? O tamanho da sua audiência pode ser limitada, por simplesmente, faltar pessoas disponíveis no seu nicho. Você pode não ter os mesmos recursos a disposição.

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Growth hacking seguro é um growth hacking de sucesso. Para se ter sucesso, suas expectativas precisam ser altas o suficiente para lhe motivar a trabalhar dia a dia, mas baixa o suficiente para lhe manter focado.

Tenha um orçamento

Growth hacking não é gratuito.

Nada na vida é de graça.

Vamos apenas começar com você como growth hacker. Irá custar uma certa quantia para lhe manter vivo, mesmo que isso seja apenas a quantia estritamente necessária para você sobrevier com macarrão instantâneo.

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Saindo do macarrão instantâneo, você precisará pagar por outros growth hackers, freelancers, desenvolvedores, designers, redatores, especialistas em SEO, assistentes, ferramentas e outros serviços que irão aumentar seus esforços de growth hacking.

Tenha em mente: Growth hacking é marketing, e marketing custa dinheiro.

Existem métodos gratuitos de growth hacking? Claro que sim. Deveríamos testá-los? Com certeza. Mas posso esperar que irei “hackear” meu crescimento sem gastar um real sequer? Possivelmente não.

Tenha paciência

Nós profissionais de marketing somos pessoas ansiosas.

Tudo bem, impaciente talvez seja uma palavra melhor.

Não há lugar que a impaciência esteja mais a mostra do que no mundo selvagem do growth hacking.

Por um lado, nós temos o direito de sermos impacientes. Impaciência é o que move a ação. Por outro lado, growth hacking deveria ser rápido. Já ouvimos sobre Dropbox, Airbnb e Quota, e como eles explodiram com milhões de usuários ativos “do dia para noite”.

Como Paul Graham disse, “Uma startup é uma empresa projetada para crescer rápido”. Como fazem para alcançar esse crescimento veloz? Elas “hackeam” o crescimento.

Mas entenda uma coisa, as coisas precisam de tempo. Até mesmo growth hacking.

Deixe-me explicar como precisa de tempo, para que você não interprete de forma errada a variável velocidade/tempo.

No caso do Airbnb, levou meses para que a startup ganhasse tração. Os fundadores gastaram mais tempo testando, tentando e hackeando no Craigslist antes mesmo de serem capazes de ver o crescimento massivo.

Tudo bem em dedicar tempo – muito tempo, se necessário – num aspecto fundamental do crescimento.

Você vai se desenvolverá melhor por lançar as bases com cuidado e profundidade do que permanecer “girando suas rodas” em uma onda de atividade não produtiva.

Não incomode seus usuários

Um princípios principais do growth hacking é reter usuários.

Uma vez que você perde um usuário ativo – sua tribo, seus seguidores leais – você perde a razão de existir.

Entenda de uma vez por todas: Segure seus clientes existentes! Mas segure forte.

O perigo é você se dedicar as técnicas de growth hacking e acabar incomodando seus usuários.

Growth hacking é ótimo, mas growth hacking que incomoda seu usuário não é.

Eu não posso deixar de lembrar do primeiro tópico – Não se esqueça do básico!” A parte básica do marketing é entender seu público-alvo. Quanto melhor você os entende, melhor você os agrada.

Nunca deixe que o growth hacking entre no caminho de um grande experiência do usuário.

Não dependa de uma pessoa para ser seu growth hacker

Growth hacking é mais uma mentalidade do que um kit de ferramentas e técnicas. Um erro comum que vejo em organizações é acreditar que uma única pessoa pode desenvolver efetivamente o growth hacking.

Para que o growth hacking tenha êxito, uma empresa inteira precisa embarcar, engajar e perseguir o crescimento.

Mattar Griffel confirma esse ponto num post que fez no Quota:

Existem muitas decisões que não envolvem o marketing que afetam o crescimento. Construir característica de um produto viral é muito óbvio, mas há outras variáveis (irei descrever isso num outro post). Como resultado, não faz sentido inserir o growth hacking num departamento específico como marketing ou engenharia.

Essa é a imagem que deveria retratar toda a ideia de como o growth hacking precisa ser multi-funcional:

Se você tiver sorte, encontrará alguém que conseguirá ascender a chama do growth hacking na sua organização.

Mas não dependa disso. Na verdade, persiga sempre o crescimento como um comportamento e mentalidade corporativa.

Tenha uma equipe diversificada

Sou grande fã da diversidade em tudo na vida, mas especialmente, na equipe de crescimento.

Que tipo de diversidade estou falando?

Diversidade de habilidades, histórico e experiência.

Não se contrata meramente um growth hacker. Existe um treinamento, um passado, uma carreira que produz um growth hacker de sucesso.

Por isso, o chave é construir uma equipe que é, antes de mais nada, focada no crescimento! Então , você pode determinar os perfis de pessoas que podem hacker o crescimento com sucesso.

 – Pode ser um programador – Pode ser um designer – Pode ser um profissional de marketing tradicional  

Você precisará de diversos métodos de growth hacking, cada um deles demanda um tipo de habilidade. Talvez você precise de um redator para fazer guest blogging, ou um designer para criar infográficos, um desenvolvedor para gerar testes ou até mesmo, outra pessoa nada a ver.

Abrace a diversidade, ou você acabará com uma tentativa míope de hacker o crescimento.

Foque nos grandes passos

Growth hacking não é sobre pequenos esforços. É sobre crescimento massivo num curto espaço de tempo.

O perigo que estou focando aqui é o perigo de segmentação em pequenas vitórias. Acompanhar micro conversões, ficar obcecado por micro características e visar micro vitórias vai resultar em micro crescimento.

Um artigo da Intercom identifica esse perigo de forma brilhante:

Num nível menor, o perigo das micro-definições é resultar em micro-esforço. Para um crescimento a curto prazo, equipes de crescimento (chamado de growth hackers) e de marketing, devem focar imediatamente no mensurável e não deve se traduzir em investimentos triviais. O tamanho das mudanças que está disposto a fazer, estão diretamente relacionada com o tamanho de seu retorno. Em outras palavras: Uma empresa de um bilhão de dólares nunca se construiu através da cor do botão.

Você precisara trabalhar muito. Trabalhar muito mesmo.  

Você já deve ter ouvido o conselho “não trabalhe duro, seja eficiente”. Mas o fato é, growth hacking é trabalho duro.

“É uma história pura e simples de trabalho duro”, de acordo com a one startup founder.

Se você deseja o growth hacking, você precisa trabalhar duro.

Conclusão

Você quer fazer o growth hacking de forma segura. Sabe porque? Porque growth hacking seguro é garantia de sucesso.

Óbvio, você terá que assumir alguns riscos, e você deve. Sem riscos, sem recompensas. Ao tomar um risco de forma estratégica, você aumenta suas chances de sucesso.

Aceite os riscos certos – os tipos de riscos do growth hacking, que lhe permitirá crescer com um poder incrível.

Quais os perigos que você vê no growth hacking?

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