Fechar Ads

QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO

A qualidade de vida no ambiente profissional é essencial para o desenvolvimento do colaborador
Por  Carlos Wizard Martins
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Muito se fala em qualidade de vida. O termo, certamente, parece simples de ser resumido e explicado, já que se refere a um modo de vida satisfatório, incluindo em sua esfera o bem-estar físico e psicológico, o autoconhecimento e, até mesmo, a convivência em sociedade. Além disso, há também outro ponto a ser mencionado: a concretização de sonhos. Aqui vale ressaltar que a busca por melhorias em nossa vida é uma constante. Isto porque, à medida que uma necessidade é satisfeita, outras e outras vão surgindo, ao passo que haverá momentos em que sempre nos sentiremos realizados.

Por falar em realização, o ambiente de trabalho é um dos locais mais propícios para a conquista profissional, o que, consequentemente, implica em realização pessoal, desempenho, motivação, qualidade de vida, etc. Cada pessoa, quando se trata de sua carreira, tem necessidades diferentes e o nível de sua qualidade de vida na empresa depende sim, do atendimento dos próprios objetivos. Independente do cargo, função ou profissão, os funcionários que normalmente estão satisfeitos em seus empregos, dizem ter alta qualidade de vida. Já os que estão infelizes neste ambiente, afirmam ter baixa qualidade de vida.

Embora as condições varie de pessoa para pessoa, alguns fatores mínimos são fundamentais, como por exemplo, os equivalentes à saúde e alimentação, que são mais específicos. Mas, o que não se deve esquecer também é respeito e o nível de tratamento de forma justa e educada entre os funcionários. O que fazer então, para manter o bem estar numa organização? Em primeiro lugar, é imprescindível escolher uma atividade que atenda às suas ambições e que o desafie. Em seguida, busque qualificações que o farão crescer na empresa, e por fim, preste atenção à sua volta, à forma como interage com outros colaboradores fazendo com que o ambiente se encaixe em um nível saudável de se viver. Lembre-se, a busca pela qualidade de vida no ambiente corporativo é uma estratégia que se apoia entre todos: clientes, empregados e fornecedores. Isso é o diferencial para que qualquer empresa e seus funcionários alcancem seus objetivos de forma contínua.

Compartilhe

Mais de Liderança equilíbrio

Liderança equilíbrio

UMA EMPRESA VENCEDORA PRECISA DE UM TIME DE TALENTOS

Atrair e reter talentos são preocupações recorrentes das empresas modernas. Grande parte dos empresários, que conseguiram transformar seus projetos em negócios vencedores, alcançou isso graças à capacidade de transformar uma ação individual em um sonho coletivo, por meio da formação de equipes de alta performance.
Liderança equilíbrio

EMPREENDEDORISMO: UM ESTILO DE VIDA

Empreendedorismo pode ser aprendido? Ou é uma qualidade intrínseca do ser humano? Acredito que toda pessoa nasce com habilidades naturais. Algumas as desenvolvem e outras não. Dessa forma, certamente, o empreendedorismo é um dom, que precisa ser trabalhado, como qualquer outro talento.
Liderança equilíbrio

Comece 2015 apostando em novos sonhos

Inovar requer conhecimento, experiência, diálogo, sensibilidade e inspiração. Enquanto o mundo tende a pensar o novo por meio das constantes invenções tecnológicas, a grande revolução é aquela que vem de dentro do ser humano, na redescoberta de seus anseios e das suas verdades internas. Nesse sentido, quem nunca pensou em ser o dono do próprio destino?
Liderança equilíbrio

Liberdade de expressão e religiosa – um bem a ser promovido

Nesse momento, em que o mundo esta com os olhos voltados a tragédia de Paris, compartilho um artigo escrito pelo advogado Ricardo Cerqueira Leite, presidente da Associação da Liberdade Religiosa e Negócios. “O mundo está chocado com a ação terrorista em Paris. O presidente francês, François Hollande, qualificou o ataque desta quarta-feira, 8 de janeiro de 2015 contra o jornal Charlie Ebdo de "atentado terrorista" de "extrema barbárie". Este fato merece reflexão profunda. Choca mais ante a notoriedade das vítimas, escritores e editores conhecidos.