O QUE É CETIP?

A CETIP é uma empresa privada a integradora do mercado financeiro e significa Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, É uma companhia de capital aberto desde 2009 que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos.

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores
arrow_forwardMais sobre
O QUE É CETIP?

 

A CETIP é uma empresa privada a integradora do mercado financeiro e significa Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos, atuante desde 1984 participando ativamente do desenvolvimento do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto desde 2009 que oferece serviços de registro, central depositária, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por isso é conhecida como integradora do mercado financeiro. Possui todas as suas atividades reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e é fiscalizada pelo Banco Central.

A CETIP atua com outros instrumentos financeiros, como Cotas de Fundo, Derivativos de Balcão e Certificados de Operações Estruturados (COE). Oferecemos soluções em negociação, registro, depósito, alocação e liquidação financeira. Além disso, a empresa também é a responsável pelo cálculo e divulgação da Taxa DI-Cetip que baliza grande parte das aplicações financeiras e empréstimos do Brasil.

PUBLICIDADE

 

FUNCIONAMENTO

Funcionamento Empresa atua como câmara de registro, depósito, negociação e liquidação de títulos e valores mobiliários. A CETIP atua de acordo com as normas aplicáveis da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e do Banco Central. Conta ainda com uma estrutura de Autorregulação, que fiscaliza e supervisiona as operações, as atividades da organização e o mercado, para verificar se as atividades que ocorrem em seus ambientes estão dentro das normas.

 

PARTICIPANTES

Mais de 15 mil instituições participantes utilizam os serviços da CETIP. Entre elas, fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras.

 

CURIOSIDADE?

A CETIP é a maior depositaria de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia como processamento de TEDs e liquidação de DOCs, além de registro de CDBs e títulos de Renda Fixa, e serviço de entrega eletrônica das informações necessárias para o registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito.

PUBLICIDADE

 

André Santos