Investidores que perderam com fundo vencedor de Peter Lynch trazem grande lição ao mercado

O exemplo de Lynch e do Fundo Magellan é uma excelente amostra de como o investidor deve se policiar para aumentar seus ganhos

Peter Lynch, o famoso fund manager responsável pela gestão do Fundo Magellan de 1977 até 1990, tem um dos melhores track records to setor. Seu fundo entregou um retorno acima de 29% ao ano em média durante todo esse período.

Sua filosofia de investimento é bastante simples: não tente adivinhar o timing de mercado e invista consistentemente em ações de empresas que você conhece bem e cujo negócio entende. Parece realmente simples, mas executar essa tarefa não é para qualquer um, nem mesmo para os investidores do seu fundo.

Digo isso comprovadamente, já que o “investidor médio” do Fundo Magellan perdeu dinheiro. Exatamente, o “investidor médio” perdeu dinheiro! É quase inacreditável que um fundo tenha tido um desempenho tão expressivo e que seus investidores tenham perdido dinheiro, mas foi isso mesmo que aconteceu.

PUBLICIDADE

Isso se deveu a apenas um fator, totalmente fora do controle do gestor: a psicologia humana. Por isso, investidores como Charlie Munger dedicam tanto tempo para não cair nessa armadilha. Munger, na verdade, é autor de uma frase inteligentíssima (existem outras, mas essa cabe melhor nesse artigo): “The big money is not in the buying and selling, but in the waiting”. Numa tradução livre, “O grande dinheiro (ou dinheiro de verdade) não está na compra e na venda, mas sim na espera”.

Pois vários investidores no fundo de Lynch não conseguiram esperar. Quando a performance estava boa, eles investiam mais, pagando mais para adquirir menos cotas e quando a performance estava indo mal, eles resgatavam o investimento, concretizando perdas. Um prato cheio para os estudiosos de finanças comportamentais.

O exemplo de Lynch e do Fundo Magellan é uma excelente amostra de como o investidor deve se policiar para aumentar seus ganhos. Se com o fundo entregando excelentes resultados os investidores realizaram perdas, imagina como se saíram os que investiram em fundos não tão bem-sucedidos.

E por que estou falando sobre isso agora? Simples. O trabalho está feito e, acredito eu, muito bem feito, por sinal. Há quase dois anos estamos estudando o mercado de urânio e nos tornamos especialistas no assunto (se é que podemos dizer isso). Como especialista, posso dizer que nunca vi uma oportunidade de investimento tão boa em minha vida.

O risco x retorno desse investimento apresenta um potencial enorme e acredito que seja a chance de se adicionar um zero à conta. Estamos investidos e bem posicionados nesse mercado e agora é só seguir o conselho de Munger: esperar. Para os que tiverem capacidade de esperar, acredito eu, os retornos serão recompensadores.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Marcelo López

Marcelo López tem certificação CFA, é gestor de recursos na L2 Capital Partners, com MBA pelo Instituto de Empresa (Madrid, Espanha) e especialização em finanças pela principal escola de negócios da Finlândia (Helsinki School of Economics and Business Administration). Atuou como Gestor de Carteiras e de Fundos em grandes gestoras internacionais, tais como London & Capital e Gartmore Investment Management.