Fechar Ads

A importância da sorte nos investimentos; e como não depender somente dela

Decisões erradas podem ser bem-sucedidas, graças à sorte – e o contrário também se aplica
Por  Marcelo López
info_outline

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Há duas semanas fomos presenteados com mais um memorando de Howard Marks, fundador da Oaktree Capital e um dos investidores mais famosos e bem-sucedidos do mercado. Isso só já é dizer muito – como salienta Ray Dalio, vencer no mercado financeiro é mais difícil que vencer nas Olimpíadas.

De volta ao memorando intitulado “You Bet” (Pode apostar), Marks fala sobre a similaridade entre jogos, apostas e o mercado financeiro. Ele cita alguns livros que o marcaram e algumas passagens interessantes dos mesmos, como “uma aposta é simplesmente uma decisão sobre um futuro incerto” ou “há exatamente duas coisas que determinam como sua vida será: a qualidade das decisões que você toma e a sorte”.

Baseado nisso, Marks nos lembra que às vezes, decisões erradas podem ser bem-sucedidas, graças à sorte – e o contrário também se aplica, ou seja, decisões inteligentes que dão muito errado por falta de sorte. No longo-prazo, a pessoa com melhor processo e julgamento tem grandes chances de vencer, já que esses se sobreporão à sorte.

Ele nos dá algumas dicas para saber quais são as chances de um participante realmente vencer nesse mercado. Para isso, é necessário saber quão boa são as posições atuais, quantas maneiras diferentes há de se ganhar ou perder e, finalmente, quão dependente da sorte é o portfólio.

O jogo aqui não é ter certeza de nada, já que é algo impossível, mas sim melhorar substancialmente as chances de ganhos. A pergunta final é simplesmente: quem é o favorito? Obviamente, todos preferem apostar no favorito, mas aí entra a genialidade de Marks, e um pouco de Munger, dizendo que às vezes é mais interessante apostar na pior posição, desde que o resultado final seja generoso o bastante para torná-la atrativa.

Baseado nisso, Marks chega à sua conclusão de que para se ter sucesso no mercado financeiro não é necessário comprar o melhor, mas comprar pelo melhor preço. Se uma pessoa fizer isso repetidas vezes, é impossível não se dar bem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que nos traz novamente ao tema do urânio, que é a maior oportunidade de investimento que já vi na minha vida. Ela é segura? É 100% certo que vou ganhar dinheiro com ela?

Claramente a resposta para as duas perguntas é não, porém estou investindo em uma commodity cuja demanda está crescendo, a produção está caindo, não tem substituo, o comprador final é praticamente indiferente ao preço e o preço de venda está muito abaixo do custo de produção. Tudo isso significa para mim que as chances de o preço subir são muito altas.

Disclaimer: Esse texto reflete a opinião do autor e não constitui uma sugestão, recomendação, indicação e/ou aconselhamento de investimento. Nenhuma decisão de investimento deve ser tomada com base nas informações ora apresentadas, cabendo unicamente ao investidor a responsabilidade sobre qualquer decisão que venha a tomar.

O autor detém e negocia ativos ligados ao tema abordado em sua carteira proprietária e/ou na de clientes sob sua gestão remunerada.

Marcelo López Marcelo López tem certificação CFA, é gestor de recursos na L2 Capital Partners, com MBA pelo Instituto de Empresa (Madrid, Espanha) e especialização em finanças pela principal escola de negócios da Finlândia (Helsinki School of Economics and Business Administration). Atuou como Gestor de Carteiras e de Fundos em grandes gestoras internacionais, tais como London & Capital e Gartmore Investment Management.

Compartilhe

Mais de Investimentos Internacionais