Ecossistema investimento anjo no Brasil pode crescer ainda mais se as startups fizerem uma coisa, veja o que!

O ecossistema de investimento anjo é relativamente novo no Brasil, mas está evoluindo de forma positiva. Desde 2011, quando a Anjos do Brasil foi fundada, observamos um movimento de crescimento constante, mesmo diante da crise econômica no final de 2015 e 2016. Isso vem acontecendo porque somos um país com grande potencial para o investimento […]

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

O ecossistema de investimento anjo é relativamente novo no Brasil, mas está evoluindo de forma positiva. Desde 2011, quando a Anjos do Brasil foi fundada, observamos um movimento de crescimento constante, mesmo diante da crise econômica no final de 2015 e 2016. Isso vem acontecendo porque somos um país com grande potencial para o investimento anjo.

Em nossa última pesquisa (2016) foram contabilizados 7.260 investidores anjos, com uma previsão de crescimento de investidores 4% ao ano. Todos esses investidores somaram uma intenção de investimentos de R$ 234 mil para o cenário 2016/2017, resultando num total de R$ 1,7 bilhão investidos em startups nesse mesmo período.

Para que esse crescimento continue, as startups também precisam evoluir em um ponto: pensar em ser globais. Nossas startups ainda estão muito envolvidas com o mercado interno brasileiro que, mesmo grande, é, por definição, menor que o mercado mundial. Nossas empresas inovadoras precisam pensar nas necessidade específicas do Brasil, e também em atender as necessidades globais, superando fronteiras e ampliando assim, as possibilidades de mercado e consumidores.

E para isso, é preciso se concentrar também em toda forma de aprendizado que agregue valor aos empreendedores, como conhecer muito bem o mercado de atuação da startup e entender o processo de investimento anjo desde o início. Tudo isso permitirá a evolução de um ecossistema brasileiro de qualidade.

Quer continuar incentivando o crescimento do investimento anjo para termos muitas startups inovadoras e de qualidade no País? Participe do maior evento de investimento ano do país, o Congresso de Investimento Anjo da Anjos do Brasil que acontecerá em junho desse ano.

Nele, especialistas e investidores anjo como Jonathan Medved da OurCrowd, Alessandro Jannuzzi da Microsoft e Marco Poli, investidor anjo da rede Anjos do Brasil, falarão sobre esse o panorama e conjuntura do ecossistema de investimento anjo não só no Brasil, mas também suas tendências e desafios! 

Faça sua inscrição aqui: http://congresso.anjosdobrasil.net/

Quer mais dicas e conteúdos sobre investimento anjo? Então não deixe de acompanhar o nosso blog: http://www.anjosdobrasil.net/blog.

Cassio Spina